Sua obra mais importante foi o tratado politico O Espírito das Leis, de 1748. Nesta obra Montesquieu defende um sistema de governo constitucional, a separação dos poderes, a preservação das liberdades civis, manutenção da lei e o fim da escravidão.
Voltaire
30 de maio de 1778
Voltaire condenava o Absolutismo, porém defendia a necessidade de uma Monarquia centralizada em que o rei seria assessorado pelos filósofos e estabelecesse uma política capaz de fazer reformas de acordo com os interesses da sociedade. ... Voltaire faleceu em Paris, França, no dia 30 de maio de 1778.
Paris, França
Voltaire não era ateu e reconhecia Deus como princípio explicativo do universo: “Se Deus não existisse seria necessário inventá-lo”. Também acreditava que Deus é uma verdade rigorosamente demonstrável: “Eu existo, logo algo necessário e eterno existe”.
Platão e Aristóteles, Platão defendia o Inatismo, Aristóteles era um filosofo que defendia o Empirismo, A teoria Plâtonica. O objetivo desse trabalho é comparar duas formas diferentes de explicar a origem das idéias . ... Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas.
Montesquieu critica os altos gastos governamentais, os privilégios e a forte influência da igreja nas decisões políticas. O autor defendia o afastamento de práticas ligadas a religião e as tradições medievais.
Ao ampliar a divisão dos poderes que fora anteriormente estabelecida por Locke, Montesquieu acreditava que para afastar os governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites para cada um dos poderes, quais sejam o Legislativo, o Executivo e o Judiciário ...
A filosofia de Montesquieu esta enquadrada no espírito crítico do Iluminismo Francês, com o qual ele compartilha os princípios da tolerância religiosa, a aspiração da liberdade e denuncia as diversas instituições desumanas como a tortura e a escravidão, mas afastou-se do racionalismo abstrato e do método dedutivo de ...
Os pensadores iluministas queriam trazer a humanidade para a luz da razão, iam contra o domínio da igreja católica e da monarquia absolutista, defendendo o uso da ciência e da razão, assim como maior liberdade nos campos da política e economia.
Frases de Montesquieu “Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte.”
Para Montesquieu, existem dois tipos de leis. As leis naturais, feitas por Deus, regem a natureza, são perfeitas e indiscutíveis. ... Ao contrário das leis naturais, as leis positivas são feitas por homens imperfeitos, sujeitos à ignorância e ao erro.
Para Montesquieu, “quando, numa república, o povo como um todo possui o poder soberano, trata-se de uma democracia” (MONTESQUIEU, 1985, p. 31), com isso, podemos perceber claramente que para que haja uma sociedade democrática, a população deve exercer o poder sobre o Estado.
Montesquieu acredita que o mais efetivo tipo de governo é a monarquia. ... Através dela, o monarca exerce seu poder, com sua nobreza, e o clero e o parlamento controlam suas ações. Ele acredita que o fraco deve se proteger do forte através das leis e pela separação dos poderes.
Montesquieu
Charles de Montesquieu
Segundo o filósofo a lei geral é a razão humana, na medida em que a lei governa todos os povos da terra. ... Essa lei não poderia se dissociar dos costumes, crenças, inclinações, geografia, geologia de todos os seus habitantes. Para Montesquieu as leis possuíam relações entre si quanto a sua origem e seu destino.
Segundo Montesquieu, a formação da sociedade política deveria se basear em uma divisão dos Poderes. Essa separação instituiria uma relação de "pesos e contrapesos", de modo a produzir um equilíbrio segundo o qual um poder não poderia se sobrepor ao outro. ... Três Poderes: Legislativo, Judiciário e Econômico.
Dentro dessa ordem de coisas, o objetivo último da ordem política, para Montesquieu, é assegurar a moderação do poder mediante a "cooperação harmônica" entre os Poderes do Estado funcionalmente constituídos (legislativo, executivo e judiciário) com o escopo de assegurar uma eficácia mínima de governo, bem como conferir ...