Características. Entre as características do carimbó podemos destacar o figurino, a coreografia, o tipo de toque dos tambores, os instrumentos, dentre outros. Para dançar, as mulheres usam bastante acessórios nos pulsos e pescoços, e a cabeça enfeitada por flores.
Características. Entre as características do carimbó podemos destacar o figurino, a coreografia, o tipo de toque dos tambores, os instrumentos, dentre outros. Para dançar, as mulheres usam bastante acessórios nos pulsos e pescoços, e a cabeça enfeitada por flores.
O Carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros; e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da coreografia.
Todos os dançarinos apresentam-se descalços, com mulheres trajando saias coloridas, franzidas e bem rodadas. Blusas de cor lisa, pulseiras e colares feitos de sementes da região e tendo nos cabelos ramos de rosas ou jasmins de Santo Antônio.
As influências culturais indígena, negra e ibérica estão presentes nos instrumentos, na dança e na música. É o som do tambor que marca a sonoridade do carimbó. Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará.
Resposta. Resposta: Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo. Podemos dividir a música em três elementos básicos: melodia, harmonia e ritmo.
Resposta. Resposta: eu acho que cada roupa da dança é especialmente para a dança, mas se usasse as roupas do frevo, teria mais espaço e liberdade de se mecher mais...?
Resposta: O corpo é usado como principal instrumento.
A dança do carimbó é feita em pares, que formam uma roda. O rapaz convida a moça para a dança batendo palmas na frente dela. Com as saias, as mulheres executam movimentos tentando cobrir a cabeça dos seus pares. Há passos que imitam movimentos de animais.
Pau-de-fita Dança de pares de origem portuguesa, que ocorre ao redor de um mastro encimado por um conjunto de largas fitas multicores. Os participantes formam dois grupos que, dançando, entrelaçam fitas, formando um trançado em volta do mastro.
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
quadrilha, dança
Quais são as principais danças da região Nordeste?
Outras danças da Região Sudeste: Batuque, Capoeira, Catira, Caxambu, Ciranda, Congo, Dança açoriana, Dança alemã, Dança de cana-verde, Dança do tamanduá, Dança de velhos, Fandango, Funk, Jongo, Quadrilha e Samba de lenço.
Descubra quais são os pratos típicos da região Centro-Oeste e onde encontrá-los quando estiver passando por Brasília, Cuiabá, Campo Grande ou Goiânia!
Pela Política Nacional, são considerados povos e comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, fundo e fecho de pasto, povos de terreiro, ciganos, faxinalenses, ribeirinhos, caiçaras, praieiros, sertanejos, jangadeiros, açorianos ...