Frutas. O consumo de frutas como a ameixa seca, a laranja, o mamão e o abacaxi melhoram o trânsito intestinal, reduzindo o acúmulo de gases. Probióticos.
15 alimentos e bebidas que provocam inchaço na barriga
Uma porção equivale a três ou quatro xícaras. Essa quantidade contém a mesma quantidade de carboidratos que uma fatia de pão. Porém, irá ocupar muito mais espaço em seu estômago, que pode fazer com que sua barriga aumente temporariamente.
Leite e derivados Leite e derivados podem causar gases responsáveis por inchar sua barriga. Repare se quando você toma leite seu corpo reage assim… Pode ser uma dificuldade em digerir o açúcar do leite, a chamada intolerância à lactose.
Prefira os alimentos de fácil digestão Já os de absorção lenta favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto de barriga inchada. “Logo, evite comidas gordurosas, como queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces”, recomenda a nutricionista Marcella.
Excesso de gases O consumo de alimentos muito condimentados, com temperos em excesso também são algumas das causas frequentes da barriga inchada, pois estimulam a formação de gases intestinais, que tendem a dilatar a região abdominal inferior.
Essa fruta contém alta quantidade de fibras solúveis, que, embora aumentem a sensação de saciedade, podem causar desconfortos abdominais, Já a alta concentração de frutose, geram gases e um consequente inchaço. “Isso ocorre principalmente em pessos que têm dificuldade de absorver glicose”, afirma Thaís.
Mas como são ricas em fibras, podem causar inchaço, desconforto e aumento da barriga se você não bebe pelo menos dois litros de água diariamente. Apesar de saudável e até contribuir para a dieta, a banana causa barriga se consumida em excesso, pois pode ser muito calórica.
Algumas formas principais de acabar de vez com a retenção de líquido e desinchar incluem:
Confira uma lista de alimentos que devem ser consumidos não apenas para combater a distensão abdominal mas sim regularmente, para prevenir esse problema.
“A maior parte da comida que você ingere é absorvida no intestino delgado. Os restos se movem para o intestino grosso. É lá que as bactérias se alimentam e fermentam, liberando gases que podem sair do corpo como vento ou acumular e levar ao inchaço.”
5 remédios naturais para diminuir o estufamento na barriga