A leitura informativa pode ser dividida em diversas etapas. Relacione as etapas da leitura informativa listadas abaixo com sua correspondente descrição: 1 – Leitura de reconhecimento 2 – Leitura seletiva 3 – Leitura crítica ou reflexiva 4 – Leitura interpretativa.
Leitura Reflexiva (página 4)
Leitura crítica ou reflexiva – é quando o leitor concentra-se nos aspectos mais relevantes do texto, sendo capaz de separar as idéias secundárias da idéia central. Essa é uma fase que requer reflexão que pode ser obtida por meio da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento das idéias do autor da obra.
A leitura crítica é uma forma de análise da linguagem que não considera o texto dado, mas envolve um exame mais profundo das afirmações apresentadas, bem como dos pontos de apoio e possíveis contra-argumentos.
A leitura crítica envolve a apresentação de um argumento fundamentado que avalia e analisa o que foi lido. Ser crítico, portanto, no sentido acadêmico, significa avançar seu entendimento e conhecimento.
São vários os motivos pelos quais se lê: a) Adquirir Informação e Cultura; b) Formar conteúdos significativos para a Tomada de Decisão; c) Distração. A Leitura só tem valor se o leitor for capaz de entender, avaliar, explicar, discutir e aplicar o que leu.
→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
Resposta. A linguagem literária é caracterizada por sua plurissignificação, cuja base é a conotação, é utilizada muitas vezes com um sentido diferente daquele que lhe é comum. Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas, crônicas.
A linguagem não literária tem como principal característica a informatividade. ... Ainda assim, a linguagem não literária apresenta características delimitadas, e seu principal objetivo é a criação de um discurso cuja principal preocupação é o objeto linguístico.
São características da linguagem literária, EXCETO: Alternativa “c”. A linguagem literária é conotativa, isto é, uma palavra, quando usada no sentido conotativo, permite diferentes significados e múltiplas interpretações. A denotação é própria dos chamados “textos não literários”.
Entre as citadas não enunciado, são consideradas caracteristicas da linguagem literária: liberdade na criação, variabilidade e multissignificação.
Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto. A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
A linguagem literária pode ser encontrada nos poemas, cujo discurso é permeado por elementos que conferem maior expressividade e beleza ao texto. A linguagem literária pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas.
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.