A braçada, no nado crawl, caracteriza-se pelo movimento alternado dos braços. O ciclo completo da braçada tem quatro fases: entrada da mão na água até o apoio, puxada, empurrada e recuperação.
Nado costas: a facilidade é que o nariz não fica submerso durante as atividades. Mesmo assim, uma técnica de respiração no nado costas é a de respirar quando o braço estiver no ponto mais alto fora d'água e segurar o ar por quanto tempo for possível.
Fique de costas sobre a água, pernas e braços um pouco afastados. O torso boia facilmente, mas pode ser que suas pernas não boiem. Nesse caso, coloque um tubo flutuante sob elas e mantenha a posição. É possível que você tenha água sobre a testa e as orelhas, mas enquanto você tiver o nariz fora d'água, você vai boiar !
Se o corpo for mais denso que a água, ele afunda. Mas se for menos denso que a água, o corpo boia. ... As pessoas conseguem boiar na água porque, embora algumas partes do nosso corpo – os ossos, por exemplo – sejam um pouco mais densas que a água, outras partes, como as gorduras, são menos densas.
Os dedos devem estar levemente soltos acima da água, e a mão deve balançar com uma amplitude maior do que o seu braço. Ele, por sua vez, estará relaxado e balançará da forma mais ampla possível. Concentre-se em girar o braço para frente e não se force a dar um giro para baixo, no final da liberação.