O ser humano compõe-se de dois princípios metafísicos, um material, que chamamos corpo, e outro espiritual, que recebeu o nome de alma. Pelo corpo, estamos no mundo físico, que compreende espaço e tempo e, pela alma, adentramos o mundo da cultura, que nós mesmos construímos e povoamos.
Para Ferrel; fraedrich e Ferrel (2001:65) a responsabilidade social é uma obrigação que a empresa assume com a sociedade. A responsabilidade social pode ser considerada em quatro tipos: a) responsabilidade econômica, b) responsabilidade legal, c) responsabilidade ética e d) responsabilidade filantrópica.
A responsabilidade social das empresas materializa- se em duas dimensões: a interna e a externa. Na sua dimensão interna, as práticas socialmente responsáveis relacionam-se com a gestão dos recursos humanos, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação à mudança e a gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais.
A Pirâmide da Responsabilidade Social Corporativa, de Carroll (1991), subdivide a responsabilidade da empresa em quatro dimensões: econômica que significa ser lucrativa; legal diz respeito a obedecer à lei; ética refere-se a fazer o que é certo; evitar causar danos; e discricionária envolvendo ser um bom cidadão, ...
Quais são as características essenciais da responsabilidade social?
As empresas que apoiam projetos sociais conseguem promover de forma sólida a imagem da sua marca como socialmente responsável. ... Esses, por sua vez, acabam criando um vínculo emotivo com a marca e enxergam mais valor no seu produto/serviço – um valor intangível.
É uma prática adotada pelas empresas para amenizar ou ajudar a eliminar os problemas sociais e as carências da sociedade. ... As ações de apoio social podem ser direcionadas à saúde, higiene, emprego e renda, educação, habitação, transporte, entre outros.