Confira algumas das principais possíveis complicações decorrentes da tuberculose:
Tuberculose miliar: É uma das formas mais graves da tuberculose e ocorre quando o bacilo entra na corrente sanguínea e chega a todos os órgãos, havendo risco de meningite.
tuberculose é uma infecção contagiosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar. Normalmente ela afeta os pulmões. A tuberculose é transmitida principalmente quando as pessoas respiram ar contaminado por uma pessoa que tenha a doença ativa.
Evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar também um uma medida essencial para evitar o contágio. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. O tratamento é gratuito e disponível em toda rede SUS.
Para crianças e adultos, o importante é ter uma dieta rica em proteínas (carne, frango, peixe), carboidratos como batata, batata doce e mandioca, feijão, arroz, cereais e óleos não saturados, como os de soja ou milho. As vitaminas também são importantes, principalmente A, B, C e D, além de minerais.
Como acontece a transmissão Normalmente é mais frequente pegar pneumonia bacteriana por entrada acidental de bactérias no pulmão vindas da boca ou de outra infecção em algum local do corpo, por engasgamento com alimentos ou devido ao agravamento de uma gripe ou resfriado.
Sintomas de Pneumonia Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada. Falta de ar e dificuldade de respirar. Dor no peito ou tórax. Mal-estar generalizado.