Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si. Um gás é um estado fluido da matéria que não passa para o estado líquido apenas por um aumento de pressão ou apenas por uma diminuição de temperatura.
Os gases reais são todos os gases existentes na natureza, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados aproximadamente, para efeitos apenas de cálculos facilitados, como gases perfeitos ou ideais.
Um gás real consiste num gás que, na prática, se afasta em maior ou menor grau do comportamento ideal.
A lei dos gases ideais ou gases perfeitos surgiu da combinação de leis que descrevem o comportamento de sistemas gasosos. ... Essa lei diz que, dada uma certa pressão, o volume é proporcional a temperatura.
A lei de Charles é a lei que rege as transformações de um gás perfeito a volume constante. Essas transformações são chamadas de transformações isocóricas ou isométricas. Segundo essa lei, quando uma massa de gás perfeito sofre transformação isocórica, a sua pressão é diretamente proporcional à sua temperatura absoluta.
As três transformações gasosas são: transformação isotérmica, isobárica e isocórica ou isovolumétrica. Existem três grandezas que definem o comportamento ou o estado dos gases, que são a pressão, o volume e a temperatura.
As três leis dos gases são denominadas:
O volume, a pressão e a temperatura são as grandezas fundamentais que devem ser levadas em consideração no estudo dos gases, sendo chamadas de variáveis de estado dos gases.
A temperatura de um gás é diretamente proporcional à energia cinética média de sua moléculas.
Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: a) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o volume de 22,4 litros.
1 atm e 0 graus celsius, ou 760 mmHg e 273 Kelvin (K). A famosa Equação de Clapeyron é PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, n é o número de mol (calculado pela massa do gás dividido pela massa da tabela periódica), R é a constante universal dos gases e T é a temperatura.
Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.
Os gases são moléculas ou átomos que se movimentam constantemente. Dentre as suas características, podemos destacar volume variável, difusibilidade e compressibilidade.
O gás perfeito ou ideal é um gás idealizado, apresenta características particulares e obedece à lei geral dos gases e à equação de Clapeyron. Não há interação gravitacional entre as moléculas; ... O volume próprio de cada molécula é completamente insignificante quando comparado com o volume total do gás.
Um gás ideal é um gás hipotético em que as moléculas que o constituem estão suficientemente afastadas entre si de modo a não se verificarem interacções intermoleculares, ocorrendo choques perfeitamente elásticos (sem perda de momento linear nem de energia cinética).
Quando estudamos um gás, temos que estudar suas três grandezas fundamentais: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento.
Os gases reais apresentam comportamento semelhante aos gases ideais quando se encontram submetidos a baixas pressões e altas temperaturas. Sob a condição de mesma temperatura e quantidade de matéria, o gás real apresenta menor pressão que o gás ideal.
Resposta. Resposta: O gás é conhecido como o estado da matéria que não tem forma nem volume próprio. Está composto principalmente por moléculas não unidas, expandidas e com pouca força de atração entre si, que faz com que tenha forma e volume definido, assim ele expande e ocupa todo o volume do recipiente que contém.
De acordo com a teoria cinética dos gases, definimos um gás como sendo um fluido que possui as propriedades de compressibilidade e expansibilidade e que tende a ocupar todo o espaço que lhe é oferecido, isto é, ocupa todo o espaço onde está contido.