Os componentes pessoais são os seguintes: O Professor e o Aluno. E os componentes não pessoais são os seguintes: problema, objecto, objectivo, conteúdo, método, meios, formas organizativas e avaliação.
Além disso, as inteligências artificiais podem coletar dados comportamentais em tempo real e fornecer aos professores informações valiosas sobre estilos de aprendizagem, interesses particulares, áreas de oportunidade e até mesmo humor.
É durante o estágio sensório-motor que as crianças passam por um período de grande crescimento e aprendizado. Conforme interagem com seu ambiente, fazem novas descobertas sobre como o mundo funciona.
Obrigada pelo material. Este conhecimento sobre as fases do desenvolvimento nos possibilita entender que nem sempre as respostas aos estímulos serão positivos caso a criança não tenha conceitos formados sobre o que está sendo pedido a elas. Grande beijo Lu!!!!
Do ponto de vista de Piaget, as etapas do processo de aprendizagem se dividem em quatro estágios, tomando como base a evolução de uma criança. Por isso, Piaget dividiu o aprimoramento da aprendizagem em quatro estágios:
São três os fatores que influem no desenvolvimento da capacidade de aprender: Primeiramente, a atitude que querer aprender. É preciso que a escola desenvolva, no aluno, o aprendizado dos verbos querer e aprender, de modo a motivar para conjugá-los assim: eu quero aprender.
É importante notar que Piaget não via o desenvolvimento intelectual como um processo quantitativo, onde as crianças apenas adicionam mais informações e conhecimento à medida que envelhecem.
Fonte: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico] / Josieli Piovesan … [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018.
Processo global: por provocar mudanças no comportamento, o processo de aprendizagem requer a participação total do indivíduo, em seus aspectos físicos, intelectuais, emocionais e sociais. O desenvolvimento humano ocorre de maneira global, em que todos os aspectos que o constituem evoluem gradativa e concomitantemente, necessitando um completo envolvimento do indivíduo no ato de aprender.
Processo gradativo: a aprendizagem se desenvolve de modo gradativo, em que as operações realizadas vão se tornando cada vez mais complexas. Uma nova aprendizagem sempre agrega elementos às aprendizagens anteriores, aumentando sua complexidade.
As etapas do desenvolvimento devem ser respeitadas, pois nelas estão os marcos indissociáveis a uma saúde educacional, mental, física e social de uma pessoa. Agora nesse passo, rumo a uma sociedade melhor, lutando por uma inclusão de fato real, todos nós ganhamos. Um beijo a toda equipe neuro saber. sou muito grata a todos vcs!
Desta maneira, a aprendizagem constitui um processo cumulativo, em que a experiência atual aproveita-se das experiências anteriores. E a acumulação das experiências leva à organização de novos padrões de comportamento, que são incorporados pelo sujeito.
As etapas do desenvolvimento devem ser respeitadas, pois nelas estão os marcos indissociáveis a uma saúde educacional, mental, física e social de uma pessoa. Agora nesse passo, rumo a uma sociedade melhor, lutando por uma inclusão de fato real, todos nós ganhamos. Um beijo a toda equipe neuro saber. sou muito grata a todos vcs!
Logo, a Programação Neurolinguística conclui que os defeitos e imprecisões estão presentes durante todo o procedimento de aprendizagem, mas através do exercício e da experiência, as etapas evolutivas são alcançadas e os objetivos são concluídos.
É quando se tem acesso ao aprendizado, quando você dá início a um curso, por exemplo. Você está caminhando de encontro ao conhecimento, rumo à intenção de aprender e entender o que será entregue durante o processo de aprendizagem.
Desde o advento da Internet, os computadores pessoais e os dispositivos inteligentes, não só mudaram a maneira como ensinamos, como também a nossa relação com o aprendizado. Entretanto, muitas organizações educacionais e universidades ainda não estão alinhadas com esse novo paradigma.
Ótimo! Uma excelente explanação das fases da vida do ser humano. Revisão de aprendizagem, estudos feitos nos cursos de pedagogia e psicologia da aprendizagem escolar. 👏👏👏👏👏
O Processo de Aprendizagem, também chamado de Processo de Aprendizado, diz respeito ao método através do qual o conhecimento, os princípios e a competência de cada indivíduo são adquiridos.
Moraes (2003) afirma que “A aquisição da ortografia é impulsionada por diversos fatores, tais como a exposição do aprendiz à língua escrita, a freqüência de aparecimento das palavras, a regularidade ou não da notação ortográfica”.
Fatores e processos afetivos, motivacionais e relacionais são importantes neste momento. Os conhecimentos gerados na história pessoal e educativa têm um papel determinante na expectativa que o aluno tem, da escola e de si mesmo, nas suas motivações e interesses, em seu autoconceito e em sua autoestima.
As características que básicas da aprendizagem, segundo Campos (1986), são as seguintes: processo dinâmico, processo contínuo, processo global, processo pessoal, processo gradativo e processo cumulativo.
A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.
O papel do psicólogo na escola é mostrar aos professores, baseando-se nas ideias da psicologia sócio-histórica, a importância que eles têm para constituir a personalidade de seus alunos. ... Essas [objetivações] que são produtos da atividade social humana ao longo da história, por exemplo, linguagem, instrumentos.