Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.
As características principais das angiospermas é a presença de flores e frutos que envolvem a semente. As flores podem ser definidas como uma estrutura com crescimento determinado que possui esporófilos que produzem esporângios.
O tempo curto leva as plantas angiospermas produzir sementes mais rápido e mais cedo do que as gimnospermas, o que pode considerar-se uma vantagem evolucionária. Carpelo fechado anexado aos óvulos: Os carpelos fechados em angiospermas também permitem adaptações a polinizações especializadas.
1) (UFSCar-SP) O grande sucesso das gimnospermas e das angiospermas pode ser atribuído a duas importantes adaptações ao ambiente terrestre. Responda: a) quais são estas duas adaptações? Resposta: Independência da água para a reprodução; proteção do embrião contra a dessecação (sementes).
Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores.
resposta: Polinização - A maneira pela qual as plantas se reproduzem. O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia).
As abelhas são os principais agentes polinizadores dos vegetais. Em troca, elas recebem substâncias que garantem o desenvolvimento de suas colmeias. Muitos frutos consumidos pelos seres humanos são polinizados por abelhas, como o maracujá-amarelo (Passiflora edulis).
Os insetos polinizadores possuem estruturas corporais que auxiliam no transporte do pólen, enorme capacidade reprodutiva, aparelho bucal Page 5 adaptado ao tipo de flor em busca seu alimento. Constituem-se na maioria das vezes de abelhas, vespas, borboletas, besouros e formigas.
Principais polinizadores. Os animais polinizadores são, em sua maioria, insetos tais como abelhas, moscas, borboletas e etc. Mas também há polinizadores vertebrados, como aves, morcegos, mamíferos não voadores, lagartos e muitos outros.
O vento, que balança as flores e permite que o pólen se solte, garantindo o processo de polinização, é fundamental para o bom desenvolvimento dos frutos do tomateiro. As abelhas cumprem o mesmo papel, levando o pólen de uma planta a outra e assegurando a qualidade a padrão da lavoura.
Por ser recente no Brasil, dúvidas sobre como a flor da pitaia é polinizada surgiram no Núcleo de Estudos em Fruticultura e no Laboratório de Abelhas, da Universidade Federal do Ceará. No México, local de origem da pitaia, a polinização é feita por morcegos, já que é durante a noite que a flor se abre.
Água oxigenada nas plantas elimina pragas e acelera o crescimento. Recentemente, o truque da água oxigenada nas plantas tem feito o maior sucesso entre os adeptos da jardinagem.
Quando cultivada sob luminosidade excessiva os ramos amarelam e o crescimento é prejudicado, podendo levar à morte da planta. O contrário também é prejudicial: em excesso de sombra, as plantas ficam estioladas e a produção de flores é muito reduzida.
Será porque não há outra planta por perto? A pitaia é uma planta que apresenta autoincompatibilidade, portanto, não tem capacidade de realizar a autofecundação. Assim, há necessidade de outra planta próxima para que ocorra a polinização cruzada, fecundação e, consequentemente, formação de frutos.
12 horas
Uma curiosidade importante da polinização da pitaia é que a abertura das flores tem início à noite, a partir das 19h, prolongando-se até às 8h do dia seguinte.
Com um ano de idade o pé de pitaya já produz alguns frutos, mas uma boa produção necessita de aproximadamente três anos. Segundo seu Santelino, a fruta tem vários benefícios à saúde.
O que torna a frutífera uma ótima opção para o pequeno agricultor. Com três anos a planta entra em sua melhor fase produtiva, chegando a produzir entre 180 e 200 frutos por pé. “Com a primeira floração ocorrendo em novembro, entre a forma de botão e fruta madura, decorrem 50 dias…
"A pitaia demora um pouco para florescer, a partir do terceiro ano de plantio é que ela fica bonita e com uma boa qualidade de sabor", explica o produtor ao lembrar que a primeira floração demora 45 dias.