As máquinas de fresagem utilizam vários tipos diferentes de fresas para aplicações particulares. Os tipos mais comuns de ferramentas de usinagem são fresas e brocas, que realizam ações semelhantes. As fresas de desbaste criam cortes irregulares e moinhos, além de produzir cortes de largura.
Em fresamento concordante (fresamento ascendente), a ferramenta de corte avança no sentido da direção da rotação. O fresamento concordante é o método sempre recomendado - sempre que a máquina-ferramenta, a fixação e a peça permitirem.
A fresa de topo serve para dar o formato para essas matérias-primas graças a técnicas específicas, como os serviços de usinagem. Desta forma, uma fresa de topo é ideal para facear, ranhurar e realizar gravações em geral em pedaços de metal. ... As fresas mais comuns são classificadas como fresamento tangencial e frontal.
No fresamento discordante, a fresa gira contra o sentido de avanço da peça. No fresamento concordante, a fresa se move no mesmo sentido de avanço. Em consequência disso, no fresamento discordante, a aresta de corte entra na peça com a espessura mínima de cavaco e sai na espessura máxima de cavaco.
O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de rotação do dente da fresa, é o chamado movimento discordante. Ou pode também levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa, este é chamado demovimento concordante.
TIPOS DE TUPIA
As máquinas fresadoras são classificadas, geralmente, de acordo com a posição do seu eixo-árvore (onde se fixa a ferramenta), em relação à mesa de trabalho (lugar da máquina onde se fixa a peça). ... A fresadora é vertical quando seu eixo-árvore é paralelo à mesa da máquina.
A fresadora universal apresenta uma maior amplitude de movimento se comparada a uma máquina de moagem típica, além disso, funciona tanto na posição vertical quanto na horizontal, enquanto a maioria dos outros tipos de máquinas de moagem geralmente só pode ser manipulada em uma orientação.
PARTES DO TORNO Cabeçote móvel Suporte Cabeçote fixo Placa Torre de ferramentas Eixo de cilindrar Eixo de roscar Caixa norton Garras 3 Em geral, os tornos mecânicos são compostos basicamente de: barramento, cabeçote fixo, caixa de engrenagens (Caixa Nórton), placa, carro principal, carro transversal, cabeçote móvel, ...
Dessa forma, o Torno CNC é uma peça altamente aplicável em vários setores e procedimentos importantes, de forma a otimizar a produção e tornar algumas etapas possíveis....Acessórios
Os tornos mecânicos são vendidos apenas com componentes básicos. Mas existem muitos acessórios e ferramentas especiais para eles, como VDI, morsas, hidráulicas, cabeçotes, rosqueadores, localizadores de aresta, porta cones, pinças, mandril de aperto rápido e outros.
Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. ... Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.
Além de tornear superfícies cilíndricas externas e internas, o torno poderá usinar superfícies planas no topo das peças (facear), abrir rasgos ou entalhes de qualquer forma, ressaltos, superfícies cônicas, esféricas e perfiladas. Qualquer tipo de peça roscada, interna ou externa, pode ser executada no torno.
O Torno Revolver é o torno que tem como característica a fabricação em série de peça com auxílio do cabeçote móvel que vem adaptado a várias ferramentas diferentes para executar processos de usinagem com rapidez, em peças pequenas (ex: buchas).
Quais são as as operações fundamentais realizadas por um torno? R: cilindrar, rosquear, facear, sangrar, tornear cônico, perfilar, broquear e mandrilar.
Não se deve utilizar luvas, correntes, anel, roupas com mangas compridas e folgadas para não haver risco. Ainda sobre vestimentas, é importante que o operador não use roupas com fios soltos ou desfiadas, pois existe o risco que este fio se enrole no eixo giratório e cause acidentes.
O sistema permite estabelecer e fornecer o movimento de rotação da árvore principal. ... Caixa Norton Também conhecida por caixa de engrenagem, é formada por carcaça, eixos e engrenagens; serve para transmitir o movimento de avanço do recâmbio para a ferramenta.
A primeira operação do torneamento é, pois, fazer no material uma superfície plana perpendicular ao eixo do torno, de modo que se obtenha uma face de referência para as medidas que derivam dessa face. Essa operação se chama facear.
Ação preventiva: posicione as ferramentas sempre no centro da peça, principalmente quando estiver usando bedame de corte. Introduza a ferramenta alternando os lados do canal para diminuir o esforço e evitar o atrito do cavaco com as paredes laterais da peça. Ação: troca das placas do torno.
A ponta rotativa diminui o atrito entre a ponta e a peça. Ela gira mais suave e suporta velocidades mais fortes, longitudinais. Quando a ponta é rebaixada, ela facilita o faceamento do topo.
Placa Arrastadora – utilizada para tornear peças entre pontas, já que é capaz de transferir a rotação do eixo principal para a peça que será torneada. ... Placa lisa – é uma placa de torno muito comum e que tem excelente apoio para peças que tem formas muito irregulares.
O Porta-Ferramentas Múltiplo ADRI-PFM é um equipamento de troca-rápida, indispensável para qualquer torno paralelo, também podendo ser utilizado em tornos CNC. Pode ser aproveitado seja em produção, para pequenas ou grandes séries, seja em ferramentaria, como em manutenção.
Em todas as placas usa-se uma ferramentas auxiliar de trabalho chamado de arrastador que é firmemente preso à peça, transmitindo-lhe o movimento de rotação, funcionando como órgão intermediário, entre a placa e a peça a ser usinada.