Os carurus pertencem à família Amaranthaceae, dentre as principais espécies podemos citar:
Como consumir? A planta, cujas partes são todas comestíveis e inofensivas – inclusive suas sementes – podendo ser consumida como uma planta refogada ou misturada a outros ingredientes. Além disso, suas sementes podem ser usadas em pães integras, biscoitos e diversas outras receitas, ou ainda simplesmente torradas.
O caruru é uma planta medicinal comum na região Nordeste e mais consumida no estado da Bahia, principalmente na culinária. Além das propriedades e usos medicinais das folhas, elas aparecem no preparo de saladas, molhos, caldos, sopas e mais. Não só, as sementes e os talos do caruru também podem ser aproveitados.
O solo ideal para o cultivo dessa planta deve ser rico em nitrogênio e fósforo, todavia essa é uma planta que se adapta bem a diversos tipos de solos; Quanto mais rico for o composto orgânico aplicado ao solo, maiores são os tamanhos da planta; O cultivo pode ser iniciado a partir de semeadura.
Parece que em Minas Gerais é mais comum - todas estas folhinhas que podem ser cozidas e comidas com angu. Eu faço refogada no azeite ou cozida com um pouco de alho e bacon fritos e encharcados com um pouco de água e sal.
Tem um bom teor de proteínas e uma altíssima quantidade de ferro, zinco e fósforo. O sabor de ambas é parecido. Note as folhas, que podem ser verdes, em formato característico e mais irregulares.
Pertencente à família das Piperaceae, a capeba é um arbusto de um a dois metros de altura, com folhas ovaladas, arredondadas ou em formato de rim; as suas minúsculas flores são distribuídas em espigas.
Substância é capaz de reduzir formação de placas de gordura em vasos sanguíneos. Uma planta usada para cicatrizar feridas pela prática popular poderá se transformar em uma arma contra problemas cardíacos para quem sofre de hipertensão e aterosclerose.
Ela previne anemias, sendo consumida como hortaliça. As folhas podem ser refogadas ou cozidas em água com sal e escorridas. É bem nutritiva e versátil, sendo utilizada em refogados, molhos, tortas, pastéis e panquecas, tendo sabor muito agradável. Essa planta é de fácil cultivo e de baixa exigência em relação ao solo.
Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua "picância". Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular.
Caapeba é uma planta medicinal, também conhecida como catajé, malvarisco, ou pariparoba, muito utilizada no tratamento de dificuldades de digestão e infecções no sistema urinário. O seu nome cientifico é Pothomorphe peltata e pode ser comprada em farmácias de manipulação e em algumas lojas de produtos naturais.
Banho. O banho de capeba é feito a partir do cozimento das folhas e raízes da planta. É bastante utilizado para tratar infecções na pele, por causa do seu efeito anti- inflamatório. Pode ser um grande aliado no tratamento de espinhas.
A planta também é conhecida por auxiliar na digestão e o organismo no envelhecimento das células. Outra característica da capeba é fazer com que a pessoa soe mais. Com a perda de líquido, o organismo emagrece mais rápido, com a eliminação das substâncias consideradas tóxicas.
Chá de pariparoba é tratamento para dores de estômago: aprenda a fazer | Terra da Gente | G1. Planta de folhas largas estimula funções estomacais e ajuda no combate a doenças do fígado. Ocorre desde a Bahia até Minas Gerais e São Paulo.
Também conhecida como pariparoba, caena e catajé, a capeba é uma planta medicinal nativa das Américas, encontrada principalmente na região Sudeste do Brasil e no sul da Bahia.
O extrato das raízes da planta pariparoba é promissor no tratamento de úlceras gástricas. Foi o que revelou uma pesquisa recente realizada na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, a partir de testes em animais com o extrato da raiz, que conseguiram grande redução na lesão provocada pelas úlceras.
Esta planta milenar é repleta de propriedades cicatrizantes, digestivas, hidratantes, emolientes (responsável por manter úmida a camada mais externa da pele) e anti-inflamatórias (indicada para dor de dente ou ouvido, torções e amigdalite).
Usado internamente para inflamações do fígado, cólica do estômago e intestino, dispepsias, afecções gástricas, boca saburrosa, excessos alcoólicos e todas as afecções do trato gastrointestinal. Utilizado também para enjoos, desmaios e mal estar.
O Bálsamo de Gileade era um perfume raro usado medicinalmente, mencionado na Bíblia e nomeado devido à região de Gileade, onde foi produzido. A expressão deriva da linguagem de William Tyndale na Bíblia do Rei Jaime de 1611 e passou a significar uma cura universal no discurso figurativo.
O bálsamo é uma planta suculenta, largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. Seu caule é ramificado, de textura herbácea e porte subarbustivo, geralmente entre 30 a 90 centímetros de altura.
Muita gente geralmente se refere à flor de jade como a planta da sorte, da amizade ou do dinheiro. Ela é uma suculenta que tem flores brancas ou cor de rosa. É uma planta perene com galhos grossos …
Para os jardineiros iniciantes, a planta jade é excelente: ela é resistente ao sol e ao vento e pede poucos cuidados. A planta jade, com nome científico Crassula Ovata, é uma suculenta de origem africana e também é conhecida como a planta da amizade.
Significado de Bálsamo Perfume ou aroma agradável; eflúvio, aroma, perfume. [Figurado] Sensação de alívio; conforto, lenitivo.