Zatch Bell , conhecido como Gash Bell (ガッシュ・ベルGasshu Beru ) no Japão, e Kiyo Takamine, conhecido como Kiyomaro Takamine (高嶺清麿Takamine Kiyomaro ) no Japão, são os principais protagonistas da série de mangá e anime Zatch Bell!. Eles foram a equipe vencedora da atual Batalha para Determinar o Rei do Mundo Mamodo. Eles usaram o livro de feitiços vermelho e ganharam um total de 14 feitiços na batalha. Zatch é especialista em Magia de Relampago e seu raio geralmente é amarelo, mas às vezes pode ser dourado. Ele recebeu um poder dracônico elétrico conhecido como Bao (バオウ, Baou ) por seu pai Dauwan bell.
Uma magia de imobilização que cria uma espécie de esfera elétrica que, ao tocar em alguém, deixa este mesmo magnetizado imediatamente. Esta técnica tem um porém, se o lugar onde foi efetuada não possuir nada constituído de metal, ela se torna inútil, entretanto, se caso houver, Zatch claramente terá uma vantagem contra seu inimigo.
Kiyo Takamine (高嶺 清麿, Takamine Kiyomaro ) começou a série como um estudante comum de 14 anos do ensino médio que por acaso tem um QI acima de 180. Sua inteligência o torna um alvo para provocações e assédio. Devido a esse bullying e à sua própria arrogância, Kiyo desenvolve um comportamento introvertido e apático, a ponto de faltar à escola regularmente. No entanto, todo o seu estilo de vida muda quando ele recebe um presente de aniversário bastante incomum dado por seu pai: um garoto mamodo chamado Zatch Bell. Juntos, eles lutam na Batalha para Decidir o Rei Mamodo e são os personagens principais durante a maior parte do enredo.
➢ O motivo das habilidades de Zatch serem a base de relâmpagos é porque a palavra "Rai", que também se faz presente em uma parte do nome do autor da obra (Raiku), significa relâmpago em japonês.
Depois de tudo que passou, Zatch finalmente é coroado rei, porém, só iria exercer o cargo quando se formasse na escola. Além disso, acabou decidindo que não iria acabar com as batalhas, pois tinha esperança de que outro mamodo possa ter uma experiência parecida com a sua.
Por Zatch ser um mamodo, possui claramente uma força elevada se comparada a dos seres humanos dá para ver isso durante toda a obra e ele também tem uma boa resistência a quase todos tipos de danos, sobretudo a físicos, o que o faz ter uma certa vantagem em suas batalhas e, por isso, Gash com certeza é um dos personagens mais fortes. Além destas características, suas magias tem como base relâmpagos, o que lhe dá certas vantagens se comparadas as outras. No total são 14, sendo elas:
Depois de um tempo, Seitaro decide enviar Zatch para o Japão, mais precisamente na casa onde vivia sua esposa e seu filho chamado Kiyomaro. Ele fez isso na tentativa de melhorar o comportamento de Kiyo, que era um tanto antissocial na época. Bom, Gash chega em grande estilo voando com a ajuda de uma águia e salta pela janela e, entra no quarto do jovem Takamine, porém, estava completamente desprovido de roupas e com um peixe de barbatana amarela em suas costas.
Zatch Bell até hoje consegue ser um bom anime, não chega a ser espetacular, mas não é ruim, é uma pena que após quase 20 anos, poucos ainda falem sobre, e pior que nenhuma empresa de mangás nacionais tenha trazido ao Brasil. Outro fato triste é quem transmitia o anime no Brasil era a extinta Jetix, hoje Disney XD, porém, até hoje, não temos nada do anime na sua grade de programação.
A batalha final é cruel, tanto com feitiços de troca de mamodo quanto com ataques físicos. Ambos os mamodo sofrem ferimentos e a batalha parece equilibrada. Ambos os lados decidem arriscar tudo e despejar sua energia em um ataque final; Zatch soltando Bao Zakeruga e Brago contra-atacando com Shin Baberuga Gurabidon. O feitiço de Brago consegue conter o ataque de Zatch por um curto período de tempo, mas no final, Bao avança. Conforme o ataque se aproxima, Brago estende a mão para trás e pega a mão de Sherry, fazendo-a derrubar o livro de feitiços. Brago agradece por tudo que ela fez por ele e ela desiste e chora em seu ombro quando seu livro é incendiado por um raio, selando a vitória de Zatch no Festival do Rei e ganhando para ele o título de Rei Mamodo.
Zatch pode ser descrito como alguém muito feliz, correndo e brincando sempre que pode, no entanto, isso às vezes deixa seu parceiro Kiyomaro estressado. Ele também é de certa forma carente, pois não gosta de ficar sozinho, chegando ao ponto de seguir seu "mestre" até a escola e, caso fique só, imediatamente entra em um estado de tristeza e muitas vezes até chora implorando para acompanhá-lo por onde quer que este vá. Fora tudo isso, é um exemplo a ser seguido pela coragem que demonstra, jamais recuando perante a um inimigo, ainda mais quando ameaçam aqueles que ama, mesmo estando em plena desvantagem os protege lutando ou até mesmo servindo como escudo humano.
Zakeruga/Zakeruga: É o quinto feitiço de Zatch, é uma forma mais concentrada do Zakeru, essa magia é disparada em um raio rápido, em linha reta. Após este ataque ser adquirido, Zatche Kiyo substituem o Zakeru por ele.(Ataque)
No passado, Tia (ou Tio, como no anime) era amedrontadora, colocava medo em todas as crianças de seu mundo, inclusive Zatch, por isso, tinha o apelido de "estranguladora". Bom, devido ao que ocorreu com ela em sua chegada, criou um certo trauma em relação a confiança, acreditando somente em sua parceira. No entanto, em um dos shows de Megumi, viu-se em uma situação onde teria que confiar plenamente em, seu antigo conhecido, Gash e, após ele demostrar que nem todos os mamodos eram inimigos e que queria apenas a amizade dela, Tia finalmente superou o que a atormentava, criando assim, um laço de amizade (eu shippava os dois ~).
Shin Beruwan Bao Zakeruga/Shin Beruwan Baou Zakeruga: O ataque mais forte de Zatch. Invoca um colossal dragão relâmpago, de tamanho comparável ao da lua, com várias cabeças, espinhos saindo de seu pescoço e garras gigantescas semelhantes às de Baou Kurou Disugurugu. As cabeças de dragão devoram o alvo com suas enormes presas, envolvendo-o com suas garras. Embora seja um feitiço de nível Shin no nome, seu poder é alimentado pelo livro dourado. (Ataque).
Zatch é detentor de um coração puro, como alguns de vocês sabem, pois não tem um pingo de maldade dentro de si e nunca feriu inocentes em suas batalhas, ao contrário, sempre tentou protegê-las o máximo que pode. Além do que já foi dito até aqui, ele também é carinhoso e gentil, isso fica fácil de se perceber ao longo da obra, apesar de também ser muito inocente, claro, ele ainda é uma criança.
Uma evolução do Zaker, sendo mais rápido e concentrado, assim, causando um dano maior e perfurando as defesas inimigas. Esta técnica segue em linha reta, ficando um pouco mais difícil de acertá-la. Zatch a ganhou na luta contra Maruss, um mamodo que tentava se livrar de Tia.
Mais tarde, quando Zatch finalmente luta contra Zeno, é revelado que eles são irmãos gêmeos. Como Zatch recebeu o poder de "Bao", a mais poderosa e destrutiva das habilidades de seu pai, o rei foi forçado a enviar Zatch para longe para viver com um zelador. Isso foi feito, então ele não seria corrompido e usaria esse poder para propósitos malignos. No entanto, o zelador com quem Zatch acabou era muito cruel, obrigando-o a fazer todas as tarefas domésticas para ela e constantemente dizendo a ele que não tinha família. Ele também foi enviado para uma academia para crianças mamodo, onde seria alvo constante de valentões (incluindo Tia ) devido à sua natureza amável e generosa.
Zarker/Zakeru: É o primeiro feitiço de Zatch, dispara um poderoso raio de sua boca, forte o suficiente para acabar com pedras, como tijolos. Um zakeru pode machucar pessoas. Essa é a sua magia mais básica, também pode fazer uma esfera de energia(descoberto no episodio 10).(Ataque)
Um professor chamado Seitaro Takamine encontra Zatch ferido e inconsciente em uma floresta na Inglaterra. Seitaro também descobre que a criança não tem lembranças de seu passado, além de seu nome. Quando Zatch promete retribuir o favor por salvar sua vida, Seitaro pede que ele se encontre com seu filho, Kiyo Takamine. Ao fazer isso, ele espera que Zatch possa ajudar Kiyo a quebrar certos maus hábitos, como faltar à escola. Por sua vez, Seitaro também pede a Kiyo para ajudar Zatch a redescobrir suas memórias perdidas.
Quando a guerra para decidir o rei do mundo mamodo começou, Zatch foi mandado para a Inglaterra e, quando se deu conta, estava em um bosque sem ter nenhum conhecimento do local e permaneceu por lá. Certo dia, Seitaro Takamine (pai de Kiyomaro) estava caminhando pela região, quando de repente se depara com uma criança inconsciente e ferida, ao lado dele estava um livro estranho da cor vermelha. Após recobrar a consciência, o garoto dizia que não se recordava de nada a não ser seu nome, Zatch Bell.
Desde já, nos anos 2000 a televisão brasileira vivia seu auge dos animes, isto é, os canais abertos tinham uma grande variedade de animes em sua grade: Dragon Ball Z, Saint Seiya, Digimon, Pokemon são apenas alguns exemplos. Por outro lado, um anime tinha uma pegada diferente dos demais. O anime é uma adaptação do mangá, apesar de ter 150 episódios bem animados, a história não tem o final, que só veio a ser finalizada no mangá.
Jill Renzou Zakeruga/Jiou Renzu Zakeruga: É o decimo terceiro feitiço do Zatch, um dragão enorme que é semelhante ao Baou Zakeruga. Este dragão é mais parecido com uma cobra e tem diamantes decorados em seu corpo. A cabeça tem quatro lados pontiagudos saindo dela. Ele atira mini-torres elétricas. Ele bate no inimigo e o faz voar. (Ataque).