Às 27 semanas, o cérebro da criança dá um salto importante no desenvolvimento de sulcos cerebrais, o que reduz o risco de danos neurológicos. Devido à falta de surfactante, uma substância surfactante que impede a aderência dos alvéolos, a função pulmonar de bebés prematuros permanece problemática mesmo às 27 semanas.
A prematuridade é caracterizada quando os bebês nascem antes da 37ª semana de gestação e pode ocorrer por diversas causas. Algumas delas, e mais comuns, são as doenças maternas, principalmente hipertensão arterial e infecções, gestação múltipla, mães adolescentes, malformações fetais, entre outras.
Os bebês prematuros de sete meses são aqueles que nasceram entre as semanas 28 e 32 da gestação. Felizmente, nesse tipo de nascimento, os recém-nascidos têm uma boa chance de sobrevivência. No entanto, esses bebês precisam de assistência respiratória, pois os seus pulmões ainda não estão desenvolvidos o suficiente.
Porém, o trabalho de parto pode ocorrer até o final sem a bolsa estourar, assim como a bolsa pode romper espontâneamente e a paciente não entrar em trabalho de parto.
O processo no qual o médico rompe a bolsa se chama amniotomia e, quando ocorre de forma espontânea, se chama ruptura prematura de membranas (RPM). Aproximadamente 15% dos partos começam quando a bolsa estoura de maneira espontânea.
Algumas vezes a bolsa amniótica se rompe antes que a gestação tenha chegado à sua 37ª semana, quando se consideraria o parto a termo. Isso pode acontecer em virtude de fatores externos (estresse, excessos físicos, traumas, etc.) ou internos (infecções ).
Quando a bolsa estoura antes da 37ª semana de gestação, conhecida como ruptura prematura de membrana, é importante que a mulher vá ao hospital o mais rápido possível para que possa ser feita uma avaliação.
Quanto tempo demora para o bebê nascer depois que a bolsa rompe? As evidências científicas mostram que nas gestações a termo, 50% das pacientes vão entrar em trabalho de parto nas primeiras 16 horas e 95% em até 76 horas.
“Quando a bolsa se rompe com mais de 34 semanas (portanto, com quase 8 meses completos) não há perigo, mas a paciente deve ir direto para o hospital. Nesse caso, o parto pode ser induzido ou pode ser realizada uma cesárea.
por que a bolsa estoura antes da hora Entre as causas da bolsa se romper antes da hora estão as infecções bacterianas que podem atingir a vagina e acometer o útero durante a gestação e os choques mecânicos. O consumo de álcool, tabaco e drogas também podem ocasionar a situação.
Então, mesmo que as contrações tenham acontecido, mesmo que a bolsa tenha estourado, pode ser que não haja dilatação suficiente para que o bebê nasça. Passadas algumas horas, se o parto não ocorrer voluntariamente, talvez seja necessário recorrer à indução.