e) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano. O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
Da mesma forma, há diversos tipos de solos no Brasil, sendo o mais comum os Latossolos, ocupando cerca de 38,73% do território brasileiro. Este tipo de solos é mais comum no Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.
Resposta. Resposta: Os solos brasileiros são muito utilizados com arroz irrigado no Rio Grande do Sul e com pastagem na região Nordeste do país e no Pantanal.
Rondônia é um dos estados da federação que está localizado na região Amazônia, com cobertura natural composta por florestas tropicais e cerrado. ... Em Rondônia os solos que predominam são Latossolos (58%), Argissolos (11%), Neossolos (11) Cambissolos (10%), Gleissolos (9%).
Resposta: o Brasil possui uma geografia rica de solos uns mais outros menos férteis, os principais tipos de solo encontrados no Brasil são: terra-roxa, massapé, salmourão e aluviais.
Verificado por especialistas No Brasil, a terra roxa pode ser encontrada no norte do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Na Agricultura, esse tipo de solo é importantíssimo para as culturas de café, algodão, cana-de-açúcar e laranja.
Eles chamavam a terra de “rossa”, que significa “vermelha”, em italiano. A palavra foi sendo entendida como “roxa”, e o nome acabou pegando também entre os brasileiros. Esse tipo de solo é encontrado principalmente nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
No Brasil, sobressaem-se os solos argilosos formados pela decomposição de rochas basálticas, graníticas e gnaisses, oriundas de uma intensa atividade vulcânica no período de formação do continente americano. Cada tipo de rocha-mãe é responsável pela formação dos diferentes tipos de solos brasileiros.
Tal denominação é considerada imprecisa, pois não apresenta fatos consistentes que demonstram sua validade. Para um estudo ser válido, ele deve ser muito bem fundamentada a fim de que os seus assuntos expostos sejam provados de forma teórica e prática.
O latossolo roxo, também conhecido por terra roxa, é um tipo de solo avermelhado muito fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas.
A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
Massapê é um tipo de solo de coloração bem escura e encontrado no litoral nordestino brasileiro. é extremamente fértil, logo, excelente para a prática de agricultura. já a terra roxa também é um tipo de solo muito fértil e encontrado no Brasil nas porções ocidentais dos estados RS, SC...
latossolo roxo
Um solo fértil que permita o crescimento e desenvolvimento de diferentes tipos de cultivo para que sejam colhidos e utilizados pelo homem, de modo que seus componentes também devem estar aptos para o ser humano.