EQST

Quais Os Objetivos Da Reconciliaço Medicamentosa?

Quais os objetivos da reconciliação medicamentosa?

A reconciliação medicamentosa é um processo formal e sistemático de obtenção e avaliação da lista de medicamentos que o paciente faz uso com as prescrições de admissão, transferência ou alta da médica, com o objetivo de fornecer medicamentos corretos ao paciente em todos os pontos de transição.

O que é a reconciliação de medicamentos?

A reconciliação de medicamentos é uma atividade que busca reduzir discrepâncias da prescrição, como duplicidades ou omissões de medicamentos, e tem como objetivo a prevenção de erros de medicação 7.

Qual é a importância da reconciliação medicamentosa no contexto da segurança do paciente?

Lívia – A conciliação medicamentosa é muito importante para a segurança do paciente porque garante a manutenção do tratamento de base e controle de sintomas em um momento que o paciente está agudamente enfermo ou internado para realização de uma cirurgia, por exemplo.

Como medicar um paciente?

Prescrição de medicamentos: passo a passo
  1. Definir o problema do paciente.
  2. Especificar o objetivo terapêutico.
  3. Verificar se o tratamento se adequa ao paciente: considerar eficácia, custo, segurança, conveniência e aplicabilidade.
  4. Fazer a prescrição de forma clara, legível e com indicações precisas.
Mais itens...

O que é conciliação medicamentosa e qual seu objetivo?

A conciliação medicamentosa é uma prática que objetiva a harmonização dos planos terapêuticos dos pacientes, desde a admissão até a alta, incluindo todas as mudanças de nível assistencial, e é considerada uma ferramenta estratégica para a segurança do paciente pelos principais programas de qualidade em saúde.

Quem faz a reconciliação medicamentosa?

Assim, um profissional de saúde é responsável pela chamada reconciliação medicamentosa. Ela consiste em avaliar cada medicamento, suas substâncias e possíveis combinações. Isso evita que os remédios de uso habitual interfiram no tratamento que o paciente receberá a partir daquele momento, e vice-versa.

Qual a diferença entre discrepância justificada e não justificada?

São discrepâncias não intencionais quando ocorre omissão de medicamento necessário; adição de medicamento não justificado pela situação clínica do paciente; substituição sem justificativa clínica ou razão de disponibilidade do produto; diferença na dose, via de administração, frequência, horário ou método de ...

Como administrar medicamentos corretamente?

5 dicas para não errar na administração de medicamentos
  1. Siga a regra dos 9 certos. ...
  2. Leia cuidadosamente os rótulos e a ficha do paciente. ...
  3. Monitore as reações do medicamento. ...
  4. Tenha um espaço tranquilo para preparar a medicação. ...
  5. Organize o espaço de armazenamento.

Qual o papel do farmacêutico na identificação de reações adversas a medicamentos?

A farmacovigilância é definida como a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou outros problemas relacionados a medicamentos, sendo o farmacêutico figura essencial nesse processo, visto ser o profissional do medicamento, detentor do conhecimento técnico e ...

O que é manejo de problemas de saúde autolimitados?

Manejo de problemas de saúde autolimitados: serviço em que os farmacêuticos são capazes de aplicar os conhecimentos e habilidades clínicas para selecionar e documentar terapias com ou sem medicamentos e que não exigem prescrição médica, e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à resolução ...