A Enfermagem Florence surgiu com o objetivo de auxiliar estudantes e profissionais da área da enfermagem a adquirir mais conhecimento, através da divulgação de trabalhos e apresentações, mantendo sempre a qualidade dos serviços prestados, procurando estar sempre atualizada em prol do crescimento dessa profissão.
Soluções básicas de NPT são preparadas com técnicas estéreis, geralmente em lotes de litros de acordo com fórmulas padronizadas. Normalmente, são necessários 2 L/dia de solução padrão. As soluções podem ser modificadas com base em achados laboratoriais, doenças de base, hipermetabolismo ou outros fatores.
Escolher uma solução baseada na idade do paciente e estado da função dos órgãos; soluções diferentes são necessárias para recém-nascidos e para pacientes que têm função cardíaca, pulmonar ou renal comprometida.
A nutrição parenteral parcial fornece somente parte das necessidades nutricionais diárias, suplementando a ingestão oral. Muitos pacientes hospitalizados recebem glicose ou soluções de aminoácidos por esse método.
Testes hepáticos devem ser realizados. Proteínas plasmáticas (p. ex., albumina sérica, possivelmente transtiretina ou proteína de ligação do retinol), tempo de protrombina, osmolaridade plasmática e urinária, cálcio, magnésio e fosfato devem ser dosados duas vezes/semana. Alterações na transtirretina e na proteína ligadora de retinol refletem não apenas o estado nutricional, mas o estado clínico geral do paciente. Se possível, exames de sangue não devem ser feitos durante a infusão de glicose.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge
A nutrição parenteral total supre todas as necessidades nutricionais diárias. Pode ser utilizada tanto em hospitais como em domicílio. Como as soluções de NPT são concentradas, pode ocorrer trombose das veias periféricas, sendo necessário acesso venoso central.
Na insuficiência respiratória: emulsão lipídica que fornece a maior parte das calorias não proteicas para minimizar a produção de dióxido de carbono promovida pelo metabolismo dos carboidratos
A infusão de NP doméstica requer indicação médica. Antes da transição para o tratamento doméstico, a equipe de enfermagem da clínica de seu filho ajudará você a entrar em contato com a empresa de infusão doméstica e solicitar suprimentos. Você definirá um agendamento com a empresa de infusão doméstica para a entrega de suprimentos e para que um enfermeiro chegue ao lar e conecte a NP do seu filho. Após a visita inicial, um enfermeiro da empresa de infusão doméstica visitará a residência pelo menos uma vez por semana para supervisionar os cuidados com a linha, os testes laboratoriais e as necessidades de suprimento.
A solução de nutrição parenteral é um líquido estéril que contém uma mistura de nutrientes essenciais, personalizada para atender às necessidades nutricionais específicas de um paciente.
A maioria dos pacientes executa os ciclos de NP durante a noite para permitir algumas horas de atividade normal durante o dia. Dependendo do dispositivo, a bomba de infusão pode ser usada em uma mochila para permitir mais liberdade de movimento durante a infusão da NP.
Anormalidades relacionadas à glicose são comuns. A hiperglicemia pode ser evitada monitorando a glicemia, ajustando a dose de insulina da solução da NPT e administrando insulina por via subcutânea conforme necessário. Hipoglicemia pode decorrer da súbita interrupção da infusão contínua de glicose. O tratamento depende do grau de hipoglicemia. Hipoglicemia recente pode ser revertida por glicose a 50% por via intravenosa; hipoglicemia mais prolongada pode requerer infusão de glicose a 5 a 10% por 24 horas antes de retomar a NPT via acesso venoso central.
Para administrar a NP em casa para seu filho, você precisará da solução de NP, equipamento e suprimentos. Os itens serão fornecidos pela sua clínica e pelo serviço de infusão doméstica. Esses podem incluir:
Geralmente, a nutrição parenteral é iniciada no hospital. Um médico, farmacêutico e nutricionista registrado trabalham juntos para determinar quantas calorias e outros nutrientes o paciente precisa a cada dia. Os exames de sangue são usados para monitorar a resposta à NP. A mistura da NP é ajustada conforme necessário.
Disfunção hepática pode ser transitória, evidenciada pelo aumento de aminotransferases, bilirrubinas e fosfatase alcalina; é comum no início da NPT. Elevações persistentes ou tardias podem resultar de excesso de aminoácidos. A patogênese é desconhecida; fatores prováveis que podem contribuir incluem colestase e inflamação. Fibrose progressiva ocorre ocasionalmente. Reduzir a oferta proteica pode ser benéfico.
Monitorar atentamente complicações nos pacientes (p. ex., relacionadas com o acesso venoso central, alterações da glicemia, de eletrólitos e minerais; efeitos hepáticos ou na vesícula biliar; reações às emulsões lipídicas, e sobrecarga de volume ou desidratação).
Essas informações são de educação geral e não substituem a orientação médica. As informações médicas mudam rapidamente com base em desenvolvimentos científicos. Atualizamos nosso conteúdo periodicamente. Entre em contato com seu médico ou com a equipe de atendimento para obter orientação médica.
Deve-se acompanhar a evolução da NPT por meio de fluxogramas. Uma equipe multidisciplinar, se disponível, deve monitorar o paciente. Deve-se obter um hemograma completo. Deve-se monitorar com frequência o peso e medir os níveis de eletrólitos e nitrogênio ureico no sangue (p. ex., diariamente para pacientes internados). A glicemia deve ser monitorada a cada 6 horas até a estabilização. A ingestão e a eliminação de líquidos devem ser monitoradas de modo contínuo. Quando o paciente se tornar estável, testes sanguíneos podem ser feitos com menos frequência.