O Oriente Médio é uma porção territorial do continente asiático. Nessa região a superfície terrestre (relevo) é constituída principalmente por planaltos, como o Planalto de Anatólia e o Planalto da Arábia. ... Esses não são as únicas unidades de relevo, inclui ainda as planícies, que compreende a planície da Mesopotâmia.
América do Sul
Geografia. Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta.
O termo Eurásia é uma união dos conceitos de Europa e Ásia, que são dois grandes continentes terrestres. Existem algumas formas de conceituar a Eurásia, mas a mais comum é aquela que considera que há um grande bloco de massa continental que engloba as porções europeia e asiática, formando um grande continente único.
Desta forma, a Eurásia, em nossa visão, compreende toda a região da Europa Central (Eslováquia, Eslovênia, Hungria, Polônia e República Tcheca), Europa Oriental (Estônia, Letônia, Lituânia - também conhecidas como países bálticos - Belarus, Rússia Europeia, Moldávia e Ucrânia), Sudeste Europeu (Albânia, Bósnia.
A Eurásia se formou da divisão de um supercontinente extinto denominado Gondwana há cerca de 65 milhões de anos
Nossa história começa há 200 milhões de anos, quando a terra – que era coberta de lava – já havia se esfriado e formado um só supercontinente: O Pangeia. Esse continente apareceu à medida que essa lava ia se esfriando e se agregando em estado sólido.
O Pangeia começou a fraturar-se, primeiro se dividiu em dois grandes continentes, Laurásia e Gondwana. Entre os dois, formou-se um mar relativamente raso: o Mar de Tétis. Laurásia e Gondwana continuaram então a fraturar-se ao longo dos tempos, dando origem aos atuais continentes.
A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes. Ocorre devido ao movimento convergente, quando duas placas se chocam.
Oceano Pacífico