Quais Os Efeitos Colaterais Da Radioterapia No Pescoço?
Quais os efeitos colaterais da radioterapia no pescoço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quais os efeitos colaterais da radioterapia no pescoço?
Os efeitos colaterais da radioterapia na região da cabeça e pescoço podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, aftas, boca seca, alterações no paladar, problemas de deglutição, dor de ouvido, alteração na voz, problemas na visão, olhos secos e perda de visão, mandíbula rígida (trismo), perda de apetite, ...
Quais são os impactos da radioterapia na região de cabeça e pescoço?
Os efeitos e sintomas agudos mais frequentes da radioterapia de cabeça e pescoço são: disfagia, odinofagia, mucosite, sangramento, presença de infecções oportunistas como candidíase, xerostomia, disgeusia, periodontopatias, emagrecimento, rouquidão, alterações de pele(7,8).
Quais os efeitos colaterais da radioterapia na cabeça?
Alguns pacientes ficam irritados e cansados durante a radioterapia. Outros possíveis efeitos colaterais, embora raros, são náuseas, vômitos e dores de cabeça. Às vezes, um corticosteroide ou outro medicamento pode aliviar esses sintomas. Alguns pacientes podem ter queda de cabelo em áreas do couro cabeludo irradiadas.
O que é radioterapia no pescoço?
A radioterapia é um tipo de tratamento ao paciente com câncer que faz uso de radiações ionizantes, que possuem o objetivo de destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem. Esta terapia é fundamental para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço, e a seguir você poderá entender por quê.
Qual a principal alteração sofrida pela microbiota bucal nos pacientes irradiados na região de cabeça e pescoço?
Mucosite: Antibióticos, drogas antitumorais, outros agentes citotóxicos e radiação na região de cabeça e pescoço, também podem causar mucosite (FRANCESCHINI et al., 2003). Sua manifestação primaria é uma mudança na coloração da mucosa bucal, que torna-se esbranquiçada devido a descamação insuficiente de ceratina.
Quais os riscos de uma radioterapia?
Riscos (contras) Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.
Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia na cabeça?
De acordo com o especialista, a quantidade de aplicações está relacionada com a proteção dos tecidos saudáveis. Ao fazer mais sessões, preserva-se mais eficientemente o tecido que está ao redor do tumor. Já a duração de cada sessão depende da marca do aparelho de radioterapia. Normalmente dura de 10 a 15 minutos.
Para que serve radioterapia na cabeça?
A radioterapia (RT) é freqüentemente usada para tratar câncer de cabeça e pescoço. O objetivo da RT é matar células cancerosas. Como essas células se dividem e crescem a um ritmo mais rápido do que as células normais, elas são mais propensas a serem destruídas pela radiação.
O que fazer para diminuir os efeitos da radioterapia?
O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita. O banho deve ser rápido e com água morna, pois água quente pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele, agravando a coceira e o ressecamento. O sabonete tem de ser indicado pelo médico.
Quem já fez radioterapia pode fazer novamente?
Quando o tratamento terminar, você vai precisar de algum tempo para se recuperar e depois, ao estar bem novamente, pode querer fazer algumas mudanças em seu estilo de vida. Talvez você já tivesse um estilo de vida saudável antes do tratamento, mas agora você vai estar mais focado em fazer o máximo por sua saúde.
Quantas sessões de radioterapia uma pessoa pode fazer?
Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.
Porque fazer radioterapia depois da cirurgia?
A radioterapia pode ser realizada nas seguintes situações: Após a cirurgia conservadora da mama, para diminuir a chance da recidiva na mama ou nos linfonodos próximos. Após uma mastectomia, especialmente se o tumor tinha mais que 5 cm de diâmetro ou se atingia os linfonodos.
Que profissionais devem compor a equipe que atende os pacientes irradiados radioterapia na região de cabeça e pescoço?
O cirurgião-dentista é o profissional mais capacitado para avaliar e aplicar medidas preventivas nos pacientes irradiado na região de cabeça e pescoço (PETROSO et al., 2004).
O que acontece se dentes em desenvolvimento forem irradiados?
A terapia por irradiação incluindo as glândulas salivares maiores resulta em hipossalivação ou xerostomia e, como conseqüência, um aumento no número de cáries(13,29,30). A xerostomia causa efeitos drásticos sobre a dentição, resultando em cáries e hipersensibilidade.
O que não pode fazer na radioterapia?
Evite roupas justas, jeans ou lycra. Dê preferência a calcinha ou cueca largas e de tecido de algodão. À noite, se possível ficar sem a roupa íntima. Não depilar a área tratada com lâminas ou ceras depilatórias durante o tratamento.
Em que casos é usado a radioterapia?
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.