Qual a diferença entre morbidade e comorbidade? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A palavra comorbidade deriva da junção do prefixo co-, que significa com ou união + morbidade, morbidez ou conjunto das causas de uma doença.
Qual é o conceito de Morbi-mortalidade?
Morbimortalidade é um conceito complexo que provém da ciência médica e que combina dois subconceitos como a morbilidade e a mortalidade. Podemos começar explicando que a morbilidade é a presença de um determinado tipo de doença em uma população.
O que é medida de morbidade?
Morbidade. São medidas utilizadas para descrever e analisar uma situação existente, avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanças ao longo do tempo, além de prever tendências futuras.
O que é morbimortalidade de exemplo?
Por exemplo, ao analisar as causas da morte de 100 indivíduos que pertencem a determinado local, se 80 dessas mortes tiver sido em decorrência da dengue, então pode-se concluir que o índice de morbimortalidade da dengue é de 80% neste ambiente.
Quais são as doenças de comorbidades?
Entre elas estão: doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória.
O que que é cor mobilidade?
O que é Comorbidade? "Comorbidade é o termo técnico que nós, da área da saúde, utilizamos para nos referirmos a situações em que um indivíduo possui alguma doença em conjunto com outra, ou seja: a coexistência de doenças.
São utilizadas para medir morbidade?
Morbidade. São medidas utilizadas para descrever e analisar uma situação existente, avaliar o cumprimento dos objetivos, as metas e suas mudanças ao longo do tempo, além de prever tendências futuras.
O que é prevalência de uma doença?
Incidência é uma medida da ocorrência de novos casos durante um período especificado em uma população em risco de ter a doença. Enquanto a prevalência se refere a casos novos e casos existentes da doença, a incidência enfoca apenas os casos novos (Tabela 1).
Vamos traduzir para uma linguagem mais simples: comorbidade é a ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo. Uma das características da comorbidade é que existe a possibilidade de as doenças se potencializarem mutuamente, ou seja, uma provoca o agravamento da outra.