Segundo Otto Lara Resende, Brasília foi produto de uma conjugação de quatro loucuras: a de Juscelino, a de Israel Pinheiro, a de Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa.
No Brasil, esse movimento foi influenciado pela transformação do modo de entender a arte dada em um dos marcos da nossa história: a Semana de Arte Moderna de 1922. A Arquitetura Moderna brasileira se deu de maneira mais expressiva entre 1930 e 1950, com as propostas da Semana de 1922.
A arquitetura moderna brasileira se inspirou muito nesses exemplos e princípios, mas se tornou mundialmente conhecida por adaptar e transformar conceitos à nossa realidade cultural, não apenas copiá-los. Seu intuito era transparecer a identidade cultural do país também nos projetos arquitetônicos.
As estruturas pré-históricas construídas de 10.
Morre Niemeyer, o revolucionário pai da arquitetura moderna.
A arquitetura grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C. enquanto a romana se desenvolveu por volta do século III a.C. Note que a arquitetura romana é inspirada na grega e, portanto, apresentam muitas relações de proximidade.
Oscar Niemeyer
Resposta: Desde o Renascimento, a arquitetura é considerada uma das artes plásticas. Sociologia e filosofia também estão presentes, com tendências como racionalismo, construtivismo e fenomenologia sendo parte importante da história e das teorias da arquitetura.
Entendo então que arquitetura pode sim ser considerada uma arte, por possuir, assim como qualquer outra obra, os aspectos da forma e os aspectos históricos que compõem seu significado na vida das pessoas que frequentam o edifício ou passam por ele. ... Arquitetura é mais que a simples criação de edifícios.
A arte é uma forma de expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Arquitetura refere-se a toda construção e modelagem artificial do ambiente físico, incluindo seu processo de projeto e o produto.
O que é Arquitetura: Arquitetura é a arte e técnica de projetar uma edificação ou um ambiente de uma construção. É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas.
A arquitetura é considerada parte da história da arte, intrinsecamente uma subdivisão da mesma. Neste aspecto, é estudado todos as características históricas e de evolução da arquitetura, ressaltando as principais idéias, conceitos, acontecimentos históricos marcantes além de suas realizações.
De forma ampla é possível definir a arquitetura como sendo uma intervenção no meio ambiente para satisfazer uma determinada expectativa, de forma a criar novos espaços, e com a intenção de se trabalhar com elementos estéticos. ... O profissional que cria os projetos das construções é o “arquiteto”.
Assim o espaço físico transformou-se ator na relação entre a arquitetura e arte, reforçando a arquitetura como base para arte. E este espaço físico não constitui meramente um ambiente para as obras de arte (os objetos), mas um local de promoção de experiências para as pessoas que nele se encontram.
O principal objetivo do arquiteto é planejar, projetar e desenhar os espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. A profissão de arquiteto é regulamentada.
O que o Arquiteto e Urbanista não pode fazer
substantivo feminino Arte de construir e decorar os edifícios. [Figurado] Forma, estrutura: arquitetura do corpo humano.
A boa arquitetura pode ter ou não ter luxo Nesse tipo de projeto os móveis precisam ter design reconhecido, as paredes precisam estar forradas com painéis e materiais sofisticados. Esse tipo de arquitetura é comum e bastante valorizado, mas é uma questão de status e não necessariamente de qualidade.
Salário de um arquiteto por especialidade