Resposta. As mudanças foram no estado do Rio de Janeiro foram as pavimentações da rua,saneamento, criação do Banco do Brasil e vinda de novos comércios.
Antes mesmo da chegada da família real, em 1808, o Rio de Janeiro havia se transformado no principal centro urbano da América portuguesa. No entanto, isso tinha implicações negativas para a população mais pobres.
A história do Rio de Janeiro começa dois anos após a primeira chegada dos Portugueses no Brasil (em 1500). Em janeiro de 1502, um velejador chamado Gaspar de Lemos velejou através do Pão de Açúcar, e entrou na Bahia de Guanabara. Foi aí que o local que hoje chamamos de Rio de Janeiro foi “descoberto”.
As medidas que Dom João tomou foram: A abertura de novos Portos com as Nações Amigas, que seria uma aliança com os Países vizinhos, podendo eles entrar nos portos, e enviar produtos para a comercialização, podendo ser feita a importação de produtos e a exportação de forma geral.
A Família Real veio para o Brasil devido às invasões napoleônicas em Portugal e também devido ao bloqueio continental da época. A Família não estava preparada para enfrentar Napoleão e suas tropas, logo, decidiu fugir.
Segundo o livro “Naus no Brasil Colônia”, a invasão francesa obrigou a família real portuguesa a se deslocar para sua principal colônia o Brasil, numa situação muito difícil, pois Portugal estava sob bloqueio inglês e sob a pressão de uma esquadra russa ancorada no Rio Tejo, praticamente dentro de Lisboa.
Jorge V do Reino Unido