Quais Cuidados Devem Ser Tomados Ao Utilizar Dados Retirados Da Internet?

Quais cuidados devem ser tomados ao utilizar dados retirados da internet

Separamos 10 regras básicas que todo usuário digital deve incorporar como parte de seus hábitos, a fim de fazer uso da tecnologia e da internet com segurança e minimizar consideravelmente os riscos de ser vítima das ameaças digitais mais comuns.

Viagens

Há muitas razões para gerenciar adequadamente a privacidade de nossas informações em cada uma das plataformas e serviços que utilizamos, pois o mau uso de nossos dados pessoais, mesmo os mais aparentemente inofensivos, pode representar um risco ao qual a maioria de nós está exposta. Ainda mais se não tomarmos nenhuma precaução para evitá-lo.

O que publicamos no mundo on-line pode se virar contra nós. Informações como nossa data de nascimento, onde trabalhamos, qual é nossa profissão, onde moramos, etc., podem ser usadas por golpistas para roubar nossa identidade ou nos enganar com uma história bem elaborada baseada em informações que publicamos. Limitar quais informações estão disponíveis publicamente e manter o maior controle possível sobre quem pode ver o que postamos faz toda a diferença. Se você planeja publicar algo na internet que não quer que seja visualizado de forma pública, talvez seja melhor não publicar o conteúdo.

Retirada do consentimento e direito de oposição

Retirada do consentimento e direito de oposição

Veja mais: Entenda como a superexposição em redes sociais pode trazer problemas

Veja mais:As atualizações de segurança nunca deixarão de ser importantes

MEIO AMBIENTE

Mesmo em lojas oficiais, é necessário ter bastante cuidado já que apesar dos controles de segurança que essas lojas aplicam, os cibercriminosos muitas vezes encontram maneiras de contornar os mecanismos de segurança e conseguem publicar aplicações falsas, por isso também é importante ler os comentários e classificações de outros usuários para tentar verificar sinais de que algo suspeito pode estar acontecendo.

Além dos aplicativos, é fundamentar estar atento aos downloads em geral. Os atacantes também procuram distribuir malware através cracks de programas e jogos. Portanto, só confie em fontes oficiais ao fazer o download.

CIÊNCIA

CIÊNCIA

Ao pesquisar por informações, tenha cuidado com sites que aparecem em mecanismos de busca como o Google, pois os atacantes podem alterar os resultados oferecidos pelos mecanismos de busca ou até mesmo usar anúncios falsos para posicionar sites falsos que se fazem passar por bancos, aplicativos, jogos, lojas, etc.

A lista poderia continuar com dicas mais específicas, mas o mais importante para se ter em conta é que os padrões de criminalidade estão mudando e os cibercriminosos estão sempre tentando estratégias diferentes para pegar os usuários desprevenidos.

Comité Europeu para a Proteção de Dados

Legislação da UE

Os sítios Web devem ainda explicar-lhe como serão usadas as informações recolhidas graças aos «cookies» e dar-lhe a possibilidade de retirar o seu consentimento. Se decidir fazê-lo, o sítio Web é obrigado, mesmo assim, a fornecer‑lhe um serviço mínimo, por exemplo, dar-lhe acesso a uma parte do sítio Web.

Evite senhas simples e fáceis de adivinhar, tais como datas, nomes ou qualquer uma das senhas que vemos ano após ano na lista das piores senhas. Outro aspecto fundamental: não utilize a mesma senha para mais de uma conta. A reutilização de senhas é uma das piores práticas de segurança.

Em certas situações, pode pedir a uma empresa ou organização que lhe devolva os seus dados ou os transfira diretamente para outra empresa, se tal for tecnicamente viável. Trata-se da chamada «portabilidade dos dados». Pode usar este direito, por exemplo, se decidir mudar de um serviço para outro serviço similar – como no caso de passar de uma rede social para outra – e quiser que as suas informações pessoais sejam rápida e facilmente transferidas para o novo serviço.

Acerca deste sítio

Infelizmente, o mau hábito de muitos usuários de não manter a tecnologia que utilizam com as últimas atualizações instaladas os deixa expostos, pois os atacantes se aproveitam dessas falhas para lançar seus ataques. Na verdade, muitas das vulnerabilidades mais exploradas atualmente foram corrigidas há vários anos; no entanto, elas permanecem eficazes para os atacantes devido à falta de atualizações instaladas.

Ao criar uma senha segura, o ideal é que ela seja longa. Por exemplo, frases com até 20 caracteres e que incluam letras, números, maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Não se esqueça que os espaços contam como caracteres!

Esteja ciente de que, não importa quão cuidadosos sejamos, podemos ser vítimas de uma situação de perda ou roubo de nossos computadores ou smartphones. Também podemos acabar sendo vítimas de uma infecção por mallware através do download de um arquivo ou aplicativo que não deveríamos ter, ou que por qualquer outro motivo percamos o acesso a nossas informações mais preciosas. Nesses casos, ter um backup de suas informações mais importantes torna-se, sem dúvida, o bem mais precioso. Portanto, não adie a tarefa de organizar seu backup adequadamente para garantir que suas fotos, vídeos, documentos e arquivos mais importantes estejam seguros.

Quais são os perigos da Internet e como podemos nos proteger?

Vírus, malwares, phishing e outros aplicativos maliciosos estão à solta na internet. A maioria precisa ser instalada, ou seja, o usuário precisa aceitá-los. Muitos vêm disfarçados em links de e-mail ou cliques em sites, e esses são os mais perigosos, pois sempre têm chamadas atraentes.

O que é uma rede 5G?

O 5G é a evolução da atual rede de celulares de quarta geração. Trata-se de uma rede mais potente e veloz que, além de ser “inteligente”, causa menos impacto ao meio ambiente. A rede 5G é a quinta geração das redes móveis.

Quais os efeitos do 5G no corpo humano?

Nos níveis mais altos do espectro eletromagnético - ou seja, muito acima das frequências usadas pelos telefones celulares - há riscos claros de exposição prolongada à saúde. Os raios ultravioletas do Sol se enquadram nessa categoria prejudicial à saúde e podem levar, por exemplo, ao câncer de pele.

Onde tem 5G no mundo?

Confira os 10 países com as maiores velocidades de download 5G

  1. Arábia Saudita. O primeiro posto fica com a Arábia Saudita. ...
  2. Coreia do Sul. Mundialmente reconhecida pelo incentivo à tecnologia, a Coreia do Sul foi o primeiro país do mundo a lançar o 5G comercialmente, no dia 3 de abril de 2019. ...
  3. Austrália. ...
  4. Taiwan. ...
  5. Canadá ...
  6. Kwait. ...
  7. Suíça. ...
  8. Hong Kong.

Onde já tem 5G no Brasil?

A nova rede 5G no Brasil já é uma realidade, apesar de ainda estar baseada na tecnologia DSS, estabelecida na infraestrutura do 4G, com cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre contando com a novidade em algumas localidades.

Qual país criou o 5G?

Coreia do Sul

Qual a velocidade da internet na China?

Dados sobre a conexão mundial (Akamai Q1 2017)