Vidrarias mais exatas: além da pipeta, nesta categoria estão as buretas e o balão volumétrico; Vidrarias menos exatas: além da proveta, aqui podemos apontar o becker e os erlenmeyers.
Os materiais de vidro que apresentam precisão na medida volumétrica são pipeta, graduada e volumétrica, proveta e balão volumétrico.
A vidraria é aferida de forma bastante simples; isto é feito pela medida da massa transferida ou contida por um recipiente utilizando-se a densidade específica da substância para converter a massa em volume.
Para usar é fácil: Basta pesar o picnômetro vazio, enche-lo com o produto a ser medido e depois pesá-lo cheio. Uma simples subtração dará o peso do produto. Como o volume já é conhecido, basta dividir o peso obtido (massa) pelo volume e pronto, achamos a densidade!
Este equipamento faz parte das peças de vidraria para laboratório e podem ser encontrado em dois modelos que também possuem aplicações distintas: o picnômetro de líquidos que é usado para medir a densidade de líquidos; e o picnômetro de sólidos é especializado na determinação da densidade de sólidos granulosos ou em pó ...
Por sua vez, permite saber a temperatura desse elemento. O picnômetro é uma grande ajuda, pois é um dos instrumentos de medição mais precisos do mundo químico. Por esse motivo, muitos cientistas preferem usar esse instrumento, uma vez que lhes permite ter mais precisão em seus experimentos de laboratório.
O picnômetro de vidro é uma vidraria especial esmerilhada, utilizada na picnometria que possui baixo coeficiente de dilatação. A água é utilizada como substância padrão na picnometria, à temperatura ambiente. ... É um pequeno frasco de vidro que possui uma abertura para fazer análises, ou trocar as substâncias, etc.
Ideal para determinar a densidade de uma substância, o picnômetro é uma solução essencial para laboratórios de várias especialidades. É um pequeno frasco de vidro que possui uma abertura para se fazer análises, ou trocar as substâncias, etc.
A densidade absoluta de uma substância é obtida através de um cálculo simples, d=m/v, onde d é a densidade, m é a massa e v o volume. O picnômetro de vidro entra nessa equação como o volume, enquanto o cálculo da diferença da sua massa cheio e vazio determina a variável m da equação.
A densidade absoluta ou massa específica de um gás é a relação entre a massa e o volume do gás, nas condições de pressão e temperatura consideradas. Não pare agora... ... A unidade de densidade dos gases costuma ser g/L.
Densidade absoluta (r) de uma substância é o quociente da massa (m) de uma porção de substância pelo volume (V) que ela ocupa. ... Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência.
É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume. Portanto, a fórmula da densidade é d = m/v.