Para entender o que foi a República Velha, é necessário saber que ela se divide em duas fases: República da Espada e República Oligárquica....O que foi a República Velha?
A Primeira República foi iniciada com a Proclamação da República, que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889. A derrubada da monarquia ocorreu pela perda de apoio político fazendo com que esse regime se tornasse impopular entre as elites do Brasil. ... Isso marcou o início da Primeira República Brasileira.
Podemos dizer que a construção do Estado Brasileiro se iniciou com a vinda da Família Real para a América Portuguesa em 1808 e o estabelecimento do governo de D. João VI (o período Joanino) e se desenvolveu ao longo dos anos seguintes, até a abdicação de D. Pedro I, em 1831.
Primeira República: Canudos e Contestado Após a Proclamação da República aconteceram dois movimentos messiânicos que são considerados os maiores do Brasil: Canudos e Contestado. Ambos são semelhantes, tanto pelo número de seguidores quanto pela resposta violenta do governo ao tratar da questão.
Foram revoltas urbanas durante a República Velha as Revoltas da Chibata e da Vacina, a do Forte de Copacabana e as inúmeras greves operárias que marcaram o período, além da Revolução Federalista, a Revolta Paulista e as duas Revoltas da Armada.
Meio urbano: revolta da Vacina e revolta da Chibata. Meio rural: guerra de Canudos e guerra do contestado.
Nesse período, a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1910), a Guerra de Canudos (1893 – 1897) e a Guerra do Contestado (1912 – 1916) foram alguns dos conflitos que reclamaram contra essa situação historicamente constituída durante toda a República Oligárquica.
As revoltas populares tardo medievais foram uma série de revoltas e rebeliões populares na Europa que ocorreram entre os séculos XIV e XVI, geralmente por parte de camponeses em áreas rurais e burgueses nas cidades, contra a nobreza, abades e reis.
As quatro principais revoltas do período, isto é, as mais estudadas são: Canudos, Contestado, Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.