EQST

Quais As Diferenças Entre Medicamentos Alopticos E Fitoterpicos?

Quais as diferenças entre medicamentos alopáticos e fitoterápicos?

Por serem obtidos a partir de matérias-primas vegetais, e não sintéticas, os medicamentos fitoterápicos são menos tóxicos que os alopáticos, porém também podem causar reações adversas, principalmente se administrados sem orientação médica.

O que faz um médico naturopata?

A medicina naturopata compõe as práticas integrativas do SUS (Sistema Único de Saúde) e é holística, ou seja, procura a causa da doença por meio da compreensão do corpo, da mente e do espírito. Uma série de terapias e técnicas estão envolvidas, como a nutrição, a fitoterapia, a homeopatia e a acupuntura.

O que é um médico naturopata?

O naturopata é um terapeuta holístico, atento ao todo, pronto para perceber as reais necessidades do paciente, que é uma pessoa composta por várias dimensões e diversas faces, alguém que tem um organismo físico, um corpo emocional e outro espiritual.

O que é a Naturologia?

Naturologia significa estudo da natureza. O objetivo da naturologia é estudar e utilizar técnicas e métodos de tratamento naturais para prevenir doenças, recuperar e promover a saúde, o equilíbrio do organismo e a qualidade de vida.

O que é o que é acupuntura?

A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.

O que é acupuntura e como funciona?

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.

O que é auriculoterapia e para que serve?

A auriculoterapia é uma especialidade da acupuntura e parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa. Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, é um método pouco invasivo, o que vem aumentando a sua aceitação por parte dos pacientes.

Quais são os benefícios da acupuntura?

Conheça os principais benefícios da acupuntura e saiba como ela pode ser empregada para tratar diversas doenças e sintomas:

  • Emagrecimento e regulação do metabolismo. ...
  • Controle da ansiedade, estresse e depressão. ...
  • Tratamento para a insônia. ...
  • Alívio da dor nas costas e no joelho. ...
  • Redução de problemas do sistema digestivo.

O que se pode tratar com acupuntura?

A acupuntura pode ser usada para tratamentos de gastrite, diarreia, sinusite, dor de garganta, rinite, bronquite, asma, dores de cabeça, nas costas ou em outras partes do corpo. Além disso, ajuda a minimizar distúrbios de saúde mental, como ansiedade e estresse.

Quantas sessões de acupuntura são necessárias?

Uma sessão de acupuntura geralmente não resulta em alívio da dor. Uma ou 2 sessões por semana, durante 5 ou 6 semanas é o curso normal do tratamento. Seu médico discutirá com você quantos tratamentos deverá receber e com qual frequência. A acupuntura também é uma modalidade de medicina preventiva.

Quais os benefícios da acupuntura na cabeça?

5 benefícios da acupuntura para a saúde do cérebro

  1. 5 benefícios cerebrais da acupuntura. Certos pontos de acupuntura têm conexões com várias regiões do cérebro, como o córtex do cérebro e o sistema límbico. ...
  2. Controle da dor. ...
  3. Menos enxaquecas. ...
  4. Melhor sono e ansiedade. ...
  5. Aumento do fluxo sanguíneo cerebral. ...
  6. Melhor foco e memória.

Como a acupuntura age no organismo?

A agulha de acupuntura inserida através da pele, ultrapassa o tecido celular sub-cutâneo e, em nível de músculo, estimula as terminações nervosas livres – receptores específicos para dor e temperatura, que nada mais são do que os dendritos das fibras nervosas A delta e C.

Quais os efeitos colaterais da acupuntura?

Possíveis efeitos colaterais Como com qualquer tratamento médico que envolva agulhas, algumas pessoas podem se sentir mal e precisar se deitar. A acupuntura pode causar hematomas ou hemorragias em pessoas com distúrbios de hemorragia graves ou que tomam medicamentos para afinar o sangue.

Quais são os riscos da acupuntura?

De uma forma geral, os efeitos adversos da Acupuntura médica relatados na literatura podem ser divididos nos grupos abaixo:

  • Diagnóstico incorreto ou atrasado (pelos critérios diagnósticos ocidentais). ...
  • Deterioração da doença sob tratamento. ...
  • Reações autonômicas. ...
  • Infecções bacterianas e virais. ...
  • Trauma de tecidos e órgãos.

Quem não pode fazer acupuntura?

Não existe qualquer contraindicação para uso da acupuntura. A técnica pode ser ser considerada contraindicada em situações específicas, por exemplo, há restrições para determinados pontos em gestantes e crianças.

O que acontece quando sangra na acupuntura?

Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia. Outra situação é através da técnica de sangria (sangramento induzido), que tem por objetivo circular a energia.

Quem toma anticoagulante não pode fazer acupuntura?

Pacientes com sangramentos, problemas de coagulação, e em uso de anticoagulantes não deverão receber tratamento de acupuntura.

Qual o médico que indica acupuntura?

O profissional médico Acupunturista é de fato um profissional cujo treinamento permanente lhe confere seguranca para atuar muito além de uma sessao de Acupuntura. A excelencia de atendimento é imprescindivel em tempos de banalizacao. E é ela que determinará o sucesso do tratamento.

Quantas sessões de acupuntura são necessárias para ansiedade?

Após a identificação dos sintomas de ansiedade, realizados pela queixa da paciente e pela análise clínica embasada no DSM IV, foram realizadas 10 sessões de acupuntura tradicional chinesa, utilizando como referencial teórico a literatura clássica da medicina chinesa.

Porque alguns pontos de acupuntura doem mais?

Isso pode acontecer porque certos pontos de energia do seu corpo estão sendo ativados pela primeira vez. Seus sintomas podem piorar um pouco antes de melhorar. "A dor não é uma coisa negativa, mas você não quer que isso dure. A maior parte do tempo se dissipa”, disse Choudhury.