O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.
Com a combinação química de ferro (Fe) com oxigênio (O2). ... Da mistura de Fe, O2 e H2O resulta o óxido de ferro, nome da popular ferrugem. O processo é acelerado nas regiões litorâneas, devido ao sal da maresia, que facilita a migração de elétrons de um elemento para o outro.
Quando o ferro começa a enferrujar, ele está passando por um processo de oxidação, sendo a sua formula: Fe(s) → Fe2+ + 2e-. Basicamente o ferro está perdendo elétrons para o oxigênio, e isso o fragiliza.
A primeira linha de defesa contra a ferrugem é criar uma barreira entre o prego e a umidade do ar. Isso pode incluir um revestimento de óleo, tinta ou galvanização. Galvanização do ferro consiste em uma cobertura de zinco que cria uma barreira física e química contra a formação de ferrugem.
- O prego colocado no copo com água se enferrujou, uma vez que o oxigênio do ar juntamente com a água, tratou de oxidar este material. A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar.
Use Metal Galvanizado Primeiro, o revestimento de zinco atua como uma barreira impedindo que o oxigênio e a água atinjam o aço. Em segundo lugar, mesmo que o revestimento seja arranhado, o zinco continua a proteger as áreas próximas do metal por meio de proteção catódica.
Tanto a oxidação quanto a corrosão e ferrugem acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.
O jeito mais fácil de proteger parafusos e outros fixadores do processo de oxidação é impedir o seu contato com o ar e a água através de revestimentos ou óleos. Um revestimento bastante utilizado é o de zinco, que funciona como um metal de "sacrifício" por ser mais propenso a perder elétrons.
Você está evitando que o portão sofra uma reação química, pois quando vc pinta, a camada de tinta protege o ferro, e por isso ele não entra em contato com a H20, que está presente no ar.
O que fazer para evitar esse problema?