A produção flexível substituiu a produção fordista, pois o modelo de produção e distribuição em massa não atendia os requisitos das perspectivas industriais modernas. ... A produção flexível está ligada diretamente às inovações tecnológicas industriais.
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos. ... O fordismo trouxe inúmeras vantagens para os donos das grandes empresas.
Características do Toyotismo Modelo industrial baseado no “just in time”, que consiste na regulação entre o fornecimento de matéria-prima, a produção e a venda. Ou seja, somente a matéria-prima necessária para produzir uma quantidade definida de mercadorias em um certo tempo estabelecido é requisitada e utilizada.
Trata-se da necessidade de repensar a política na produção, novas formas de organização da gestão e do processo de trabalho e novas tecnologias que ampliem a produtividade do trabalho e reproduzam relações sociais que sejam suporte e garantia ao sistema.