EQST

Possvel A Inverso Do Nus Da Prova No Processo Do Trabalho?

É possível a inversão do ônus da prova no processo do trabalho?

CLT, art. 818 - A prova das alegações incumbe à parte que as fizer. ... Tal como ocorre no Processo Civil, o Processo do Trabalho também admite a inversão do ônus da prova enquanto regra de julgamento.

De quem é o ônus da prova no processo trabalhista?

818. O ônus da prova incumbe: I - ao reclamante, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao reclamado, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do reclamante.

Quando ocorre a inversão do ônus da prova na Justiça do Trabalho?

O Tribunal Superior do Trabalho admite a inversão do ônus da prova na hipótese de registro de horário para fins de comprovação de horas extras, desde que haja determinação judicial para apresentação dos controles de frequência e que a empresa não atenda o comando judicial conforme o previsto na Súmula 338.

O que é ônus da prova CLT?

O critério da prova utilizado pela CLT é de que o ônus da prova é atribuído a quem alegar a existência de um fato: a prova das alegações incumbe à parte que as fizer (CLT, art. n°. 818), assunto que será tratado com o devido cuidado, logo à frente.

De quem é o ônus de provar as horas extras?

De acordo com as regras expostas, o ônus da prova quanto à jornada de trabalho (horas extras/intervalos) caberia ao reclamante. Contudo, o TST editou a súmula 338 que, em suma, determina a inversão do ônus da prova para as empresas com mais de 10 funcionários.

O que é inversão do ônus da prova CLT?

O inversão do ônus da prova é medida excepcional, de acordo com Leone (2013), permite que o reclamante apenas alegue os seus direitos, mas sem a necessidade de trazer a respectiva prova de suas alegações, transferindo assim, o ônus probatório para a reclamada que terá a obrigação probatória, o ônus de provar os fatos ...

Qual a função do ônus da prova no processo judicial?

Ao mesmo tempo em que o ônus da prova corresponde ao encargo que têm as partes de produzir provas para demonstrar os fatos por elas alegados, serve ao julgador como auxiliar na formação de seu convencimento, em especial nas hipóteses em que a prova é insuficiente, incerta ou faltante.

Quem faz a prova de horas extras?

Trabalhador deve provar hora extra em empresa com menos de dez empregados. Cabe ao trabalhador o ônus de comprovar sua jornada de trabalho em uma empresa com menos de dez funcionários.

O que diz o artigo 456 da CLT?

Prevê o artigo 456, parágrafo único, da CLT que "a falta de prova ou inexistindo cláusula expressa a tal respeito, entender-se-á que o empregado se obrigou a todo e qualquer serviço compatível com a sua condição pessoal.".