Os Livros Sapienciais, ou Poéticos, são aqueles livros do Antigo Testamento da Bíblia que não se dedicam à narrativa da grande história da relação entre Deus e Seu Povo, nem possuem conteúdo propriamente profético. ... Ainda assim, o ideal é buscar saber algo minimamente sobre cada livro, para então proceder a sua leitura.
Salomão
Este quarto volume é dedicado aos livros do Antigo Testamento chamados Livros Sapienciais. São chamados “sapienciais” porque de um modo ou de outro estão envolvidos com o tema da sabedoria. Este conjunto compreende os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Eclesiástico e Sabedoria.
Os Livros poéticos e sapienciais do Antigo Testamento são: Jó ou Job (em Portugal), Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Ben Sirac ou Eclesiástico. Foram escritos, em sua maioria, em linguagem poética, fazendo uso de metáforas, e têm um caráter de ensinamento para alcançar a sabedoria.
Eles afirmam que o objetivo deste Livro é revelar porque os puros são submetidos ao cadinho da aflição e porque o Senhor aceita a presença da injustiça no mundo por Ele criado. ...
Jó é apresentado como homem extrema- mente correto, inculpável, íntegro, irrepreensível, justo, precavido.
E Deus reverteu a situação de Jó, enquanto ele orava pelos seus amigos, e o Senhor devolveu a Jó em dobro a tudo quanto antes possuía de bens materiais, além de vir a ter outros sete filhos e três filhas, as quais vieram a ser consideradas como as mais belas da época.
Os filhos de Jó são personagens anônimos mencionados sem nome no livro de Jó. Eles morreram durante a provação de Jó, mas após a provação Deus o recompensou com outros filhos, mais riquezas e o dobro de tudo.
Era provavelmente descendente de Abraão e um parente distante de Jó. 1. Elifaz, o temanita, como dizem as escrituras sagradas no capítulo 4 do livro de Jó, era neto de Isaac filho de Abraão; no livro de Gênesis 36:4,15, a Bíblia nos mostra claramente os descendentes de Esaú e nós podemos entender mais sobre Elifaz.
Bildade era um dos três companheiros de Jó, descendente de Suá, filho de Abraão por Quetura. Junto com Elifaz e Zofar, este homem pretendeu consolar Jó quando este estava em aflição. No debate com Jó, Bildade usualmente seguia o tema geral estabelecido por Elifaz, os seus discursos eram curtos e agressivos.
Dhu al-Kifl
I a.C - séc. I d.C) seu nome é Uzit (em transliteração grega, Sitidos ou Zitidos), e após cortar seu cabelo ela é repreendida por Jó, então ela vende sua alma ao Diabo e amaldiçoa Deus, e morre.
Deus bíblico pode ter tido uma esposa, afirmam pesquisadores. Inscrições indicariam que Javé teria tido como companheira a deusa da fertilidade Asherah. Tese é polêmica; outros especialistas dizem que Deus só 'absorveu' atributos da deusa.
A Mulher de Ló é uma personagem bíblica do Antigo Testamento que ficou conhecida na Bíblia por ter sido transformada em uma estátua de sal. A Bíblia não diz nada sobre sua vida pessoal, exceto que foi casada com Ló, sobrinho do patriarca Abraão, nem mesmo o nome dela é conhecido.
Abimeleque
Davi e Bate-Seba tiveram quatro filhos, Siméia, Sobate, Natã e Salomão, que nasceram em Jerusalém.
A segunda, "virginitas post partum" (virgindade após o parto), postula que Maria não teve outros filhos e até que seu estado de virgem teria sido milagrosamente restaurado após o único parto.
No evangelho apócrifo em questão, ele é encarregado de cuidar de uma virgem, chamada Maria. Ela passa a viver em sua casa e o ajuda a cuidar de seus filhos menores, Tiago e Judas, até completar a idade de 14 anos e meio, quando ela poderá se casar.
110 anos
A história de São João Batista começa nas montanhas de Jerusalém, em Israel, onde Nossa Senhora, já esperando Jesus, visitou a prima Isabel. Isabel tinha cerca de 60 anos quando descobriu que estava grávida. O marido dela, o sacerdote Zacarias, que também era idoso, ficou mudo quando recebeu a notícia.