O aproveitamento da água das chuvas garante maior disponibilidade de água potável e pode ajudar em locais onde a seca é intensa. É cada dia maior a escassez de água em nosso planeta, não sendo mais essa uma realidade exclusiva do Nordeste do Brasil ou de países africanos.
Por exemplo, no Nordeste é bastante comum usarem cisternas para recuperar a água da chuva. Este é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico.
Instale um filtro no condutor de descida da sua calha, ele vai direcionar a água de chuva para o reservatório (o filtro vai ajudar a reter sujeiras, folhas e gravetos que acabam vindo do telhado junto com a água de chuva, garantindo uma melhor qualidade da água captada).
A barragem subterrânea é uma técnica de armazenar água da chuva no subsolo. Tem como função interceptar o fluxo de água superficial e subterrâneo através de uma parede (septo impermeável) construída transversalmente à direção das águas.
O aproveitamento da água da chuva traz benefícios que vão além da economia de água potável. Segundo o consultor Jack Sickermann, a solução também contribui para reduzir as enchentes. ... O sistema de coleta e tratamento é o mesmo para uma residência – onde a economia pode chegar a 50% do consumo de água – ou uma indústria.
A água é um recurso natural com grande valor “econômico, social e ambiental”. ... Entre os usos da água destacam-se os de geração de energia, produção agropecuária e industrial, consumo doméstico, entre outros.
Uso da água no Brasil No brasil, 72% da vazão consumida no país vai para a agricultura, especialmente para as culturas irrigadas. 11% são para o consumo animal, 9% para o abastecimento urbano, 7% para uso industrial e apenas 1% para abastecimento humano rural.
Todos os cidadãos do planeta, sem nenhum tipo de exceção. Isso ocorre porque a água é um recurso natural escasso, ou seja, ela pode acabar. ... Dessa forma, podemos compreender que a água é vital para a sobrevivência da humanidade.