Por causa da inflação em desaceleração e da necessidade de estimular a economia, o Banco Central realizou sucessivas reduções na taxa de juros em 2017. Em dezembro, a taxa Selic chegou a 7% ao ano, o menor valor de sua história.
Segundo a teoria econômica, o aumento da taxa de juros torna o crédito mais caro, diminuindo a tomada de empréstimos. Como o crédito diminui, há menos dinheiro para consumir ou investir, fazendo com que a demanda diminua.
Quando o governo reduz a SELIC, quais as consequências para as contas públicas? Redução no pagamento de juros da dívida pública. Aumento no pagamento de juros da dívida pública. Recuperação da capacidade de investimentos por parte do governo.
A Taxa Selic é importante porque ela vai favorecer o aumento ou a diminuição do crédito para as pessoas e empresas. Quanto maior a taxa, mais caro será pegar dinheiro emprestado, o que deixa a economia menos aquecida, e resulta em menos inflação.
A taxa de juros é o instrumento utilizado pelo BC (Banco Central) para manter a inflação sob controle ou para estimular a economia. Se os juros caem muito, a população tem mais acesso ao crédito e, assim, pode consumir mais.