Devido à grande semelhança do seu comportamento químico, em virtude da sua análoga estrutura eletrónica, os lantanídeos ocupam o mesmo lugar que o lantânio na tabela periódica, sendo por este motivo difícil de separá-los entre si.
A série dos Lantanídeos é parte dos elementos de transição interna, juntamente com os Actinídeos. São pertencentes ao período 6 da tabela periódica. O primeiro elemento é o Lantânio (La) sendo que este se encontra no bloco D e os demais no bloco F e as suas características se assemelham ao grupo 1 e 2.
Os lantanídeos e os actinídeos são os elementos químicos localizados na família IIIB ou grupo 3 da Tabela Periódica e que ocupam, respectivamente, o sexto e sétimo período. Assim, os lantanídeos apresentam sempre seis níveis eletrônicos e os actinídeos apresentam sempre sete níveis eletrônicos.
Terras raras são substâncias químicas usadas na indústria para a produção de diversos itens. Embora sejam abundantes, as terras raras, ou metais de terras raras, recebem esse nome por serem de difícil extração.
Segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), as Terras Raras compreendem um grupo de 17 elementos químicos, correspondendo a escândio (Sc), ítrio (Y) e os 15 elementos lantanídeos (La-Lu).
Entre as terras raras figuram materiais como o neodímio, utilizado em discos rígidos de computador; o lantânio, usado em lentes de câmeras e telescópios; e praseodímio, utilizado para criar materiais de alta resistência usados em motores de aviões.
Resposta: Terras raras são substâncias químicas usadas na indústria para a produção de diversos itens. Embora sejam abundantes, as terras raras, ou metais de terras raras, recebem esse nome por serem de difícil extração.
Terras raras são substâncias químicas usadas na indústria para a produção de diversos itens. Embora sejam abundantes, as terras raras, ou metais de terras raras, recebem esse nome por serem de difícil extração.
O ítrio é usado na indústria metalúrgica para aumentar a resistência de ligas de alumínio e magnésio e para produzir ferro fundido nodular. É empregado para polimerizar o etileno (atuando como catalisador) e para desoxidar o vanádio e outros metais não-ferrosos.
É encontrado principalmente em minerais terras raras associado com o cério. É dúctil e maleável usado principalmente em ligas para a produção de lentes especiais, pedras de isqueiros e como esponja de hidrogênio. Foi descoberto em 1839 por Carl Gustaf Mosander, em Estocolmo, Suécia.
Com o desenvolvimento tecnológico as terras raras passaram a ganhar novos usos e, hoje em dia, o universo de suas aplicações é muito abrangente, sendo utilizadas como catalisadores, por exemplo, no tratamento de emissões automotivas e no craqueamento do petróleo; na fabricação de laseres e como materiais luminescentes, ...
1839
Significado de Actinídeos substantivo masculino plural Grupo de elementos químicos análogos ao actínio.
Os elementos transurânicos são todos artificiais e radioativos e apresentam número atômico maior que 92. Elementos químicos transurânicos são todos os elementos químicos que possuem o número atômico (ou seja, número de prótons no interior do núcleo) superior a 92.
Primeira série de transição: titânio, vanádio, cromo, manganês, ferro, cobalto, níquel e cobre. Segunda série de transição: zircônio, nióbio, molibdênio, tecnécio, rutênio, ródio, paládio e prata. Terceira série de transição: háfnio, tantálio, tungstênio, rênio, ósmio, irídio, platina e ouro.
Os elementos representativos da Tabela Periódica são aqueles que pertencem às famílias que eram indicadas pela letra A e hoje correspondem aos grupos 1,2 e 13 a 18. Entre as classificações de grupos que ocorrem na Tabela Periódica temos o grupo dos elementos representativos e o grupo dos elementos de transição.
os elementos representativos fazem parte das colunas da tabela periódica que contem a letra A, sendo elas as seguintes IA, IIA, IIIA, IVA, VA, VIA, VIIA, VIIIA. ... Ou seja, os elementos representativos são todos aqueles que não possuem seus subniveis completos.
Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).
Os elementos na tabela estão dispostos na horizontal, de acordo com seus números atômicos, e se organizam através dos períodos e famílias. São sete períodos (linhas horizontais) na tabela atual, sendo que o número do período indica a quantidade de camadas eletrônicas que são preenchidas em cada átomo dos elementos.
Segundo a lei periódica proposta por Moseley, os elementos químicos são agrupados em ordem crescente de número atômico (Z), observando-se assim, a repetição periódica de diversas propriedades. Originaram-se, então, os períodos na horizontal (em linhas), e as famílias ou grupos na vertical (em colunas).