Para criar peixe betta não é possível ter dois peixes betta machos no mesmo aquário. Já as fêmeas são mais amigáveis e de fácil convivência. Entretanto, mesmo as fêmeas precisam de um aquário grande para viver de forma confortável e pacífica.
Substrato ideal para peixe Betta Lave-o com cuidado e livre-se de grânulos afiados, para que fique agradável e suave. Em termos de tipo, quanto melhor, melhor. Cascalho grosso e afiado pode danificar o seu peixe, por isso é ideal escolher areia ou cascalho fino.
Qual substrato usar no aquário? A escolha do substrato deve ser feita de acordo com o seu espaço, gostos pessoais e as necessidades específicas de cada espécie. Os substratos pode ser de diversos materiais. Os mais comuns são cascalho, seixo, pedriscos, areia ou mesmo compostos orgânicos.
Substrato fértil – Fixação, nutrientes e durabilidade.
Húmus de minhoca tratado,100% orgânico,que se pode comprar nas floristas e é bastante barato. Modo de tratamento: Mete-se o húmus dentro de uma panela e lava-se,eliminando as partículas em suspensão,ovos de minhoca,etc. Ferve-se a quantidade desejada numa panela durante 15 a 20m.
Substrato. Existe dezenas de opções para utilizar como substrato, eu prefiro utilizar húmus de minhoca ou reutilizar os substrato fértil industrializado desses para aquário. Uma boa opção é fazer uma mistura entre húmus de minhoca e areia.
Plantas de baixa manutenção ou pouco exigentes
Reponha os 15% com água fresca e sem cloro.
Plantas de baixa manutenção que podem ser cultivadas sem recursos avançados como: luz intensa, sistemas de CO2, substrato fértil ou fertilização líquida. Ideais para novos aquaristas ou para aquários de camarões.
A iluminação intensa não é tão necessária a essas espécies, optando por uma iluminação moderada, e o substrato (depedendo da espécie) não precisa ser necessariamente fértil, podendo ser sustentado por processos biológicos naturais que podem fornecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas.
Plantio: fundo e meio do aquário. Exigente de CO2: não. Condições adequadas recomendadas: luz e substrato fértil. Planta com restrição de envio para certas regiões do Brasil, quando prazo de entrega for superior a 3 dias úteis.
Portanto, tenha cuidado e leia as instruções ao adicionar medicamentos ao aquário com vallisneria. E mais uma coisa. Como o vallisneria cresce rapidamente e possui folhas longas, muito em breve cobrirá com eles toda a superfície do aquário. Assim, obscurece outras plantas e obstrui o acesso ao oxigênio.
Apare as plantas de caule (1) regularmente, corte as mais longas, deixando uma das folhas inferiores e corte o restante do caule, em seguida replanta os em um outro local. Novos rebentos vão crescer a partir da haste cortada.
Cortar no ponto desejado, imediatamente acima de um nó foliar (onde o pecíolo foliar ou as folhas se inserem no caule), replantando a parte superior destacada. Deve-se podar apenas as folhas velhas, mais externas na roseta, no pecíolo foliar (a haste que liga a folha ao rizoma / bulbo) bem junto do rizoma / bulbo.
Uma definição de aquário plantado seria: Um aquário que usa qualquer tipo de planta natural, ao invés das tradicionais decorações industrializadas. Então qualquer aquário com uma plantinha em um canto, já seria um plantado.
O aquário deve estar em um local iluminado, mas não pode receber luz direta do sol. Na verdade, como a temperatura da água deve ser mantida sempre estável, o ideal é mantê-lo em locais ventilados, mas sem picos de frio ou de calor.
Além de ajudarem na oxigenação da água elas ajudam a manter o aquário limpo pois se alimentam dos detritos (feses e restos de comida) deixados pelos peixes. Um aquário sem plantas não é um aquário.