A babosa é amplamente usada em uma variedade de cosméticos, incluindo cremes e produtos de higiene pessoal. Alguns estudos em animais sugeriram que a babosa poderia ajudar na cicatrização de feridas. A babosa pode ser aplicada topicamente como um creme ou gel, ou pode ser embebida em um curativo para cobrir a ferida.
Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior. Coloque sobre a ferida e cubra com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lave a ferida e repita o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.
RESULTADOS: A aplicação do gel da babosa auxilia e acelera o processo, de cicatrização penetrando no tecido da pele fazendo a manutenção da umidade da ferida, estímulo da migração celular, proliferação de fibroblastos e redução do processo inflamatório, prevenindo a isquemia dérmica e preservando a circulação.
Mas também é possível se beneficiar da babosa de forma caseira. Basta ferver duas ou três xícaras de água com Aloe Vera, esperar esfriar e usar como um exaguante bucal depois de escovar os dentes. Seu sorriso irá agradecer!
"A Aloe Vera possui também ação hidratante, regeneradora e anti-inflamatória". Na pele, a planta pode ser usada antes da exposição ao sol ou para aliviar queimaduras e inflamações de espinhas. O suco dela mata as bactérias da pele e ajuda a secar as inflamações cutâneas.
Como usar o bálsamo Para uso externo, macere folhas de bálsamo até sumirem, formando um aspecto pastoso. Aplique sobre a área afetada. O bálsamo também pode ser ingerido cru, como salada ou como chá.
O chá de Barbatimão pode ser preparado do seguinte modo:
A parte mais utilizada do saião é sua folha, que é utilizada na preparação de chás, sucos e extratos para aplicar na pele ou preparar cremes e pomadas. No entanto, o saião é mais comumente utilizado em forma de chá, sendo fácil e simples de fazer. 3 colheres de sopa de folhas picadas; 250 ml de água fervente.
Como cultivar Gosta de solos pobres em nutrientes, secos e muita muita luz e calor. Não tem problema nenhum deixá-lo ao sol. Regue apenas quando a terra estiver seca e não esqueça de podá-lo sempre para que não crie raízes fundas.
A erva-de-santa-maria tem muitas propriedades medicinais reconhecidas: é abortiva, anti-inflamatória, anti-helmíntica, antitumoral antiviral, antiasmática, antiespasmódica, antipalúdica, aromática, antiulcerosa, antifúngica, anticancerígena, amebicida, antigripal, antinevrálgica, anti-hemorroidal entre outros.
Erva-de-Santa-Maria - Usa-se as folhas, flores e sementes. Chá por infusão, 10g em 1 litro de água. Tomar uma colher das de sopa de hora em hora, por 1 a 3 dias. Após tomar a infusão, ingerir 2 ou mais colheres das de sopa de óleo de rícino.
Como fazer o Chá de Erva de Santa Maria: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
Para pancadas ou lesões musculares é possível fazer uma pomada de erva-de-santa-maria, passar sobre o local e enfaixar. No caso de picadas de insetos, misture 10 folhas de erva-de-santa-maria em ½ litro de álcool de cereal e passe na região. Este preparado age também como repelente natural.
Mastruz com leite A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.
Entende como ninguém a linguagem das ervas e plantas medicinais. Ela fala sobre os benefícios para a saúde da folha santa, também conhecida como folha da fortuna, que ajuda no tratamento de infecções vaginais e pélvicas.
POMADA DE CONFREI Ingredientes: 01 xícara de vaselina, lanolina ou banha 03 raízes grandes de confrei 01 colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta. Preparo: lavar bem e tirar a casca das raízes. Picar as folhas e raízes. Juntar todos os ingredientes e fritar em fogo baixo por 03 minutos.
O confrei apenas está indicado para uso externo e serve para tratar inflamações, cicatrizes, fraturas, reumatismos, micoses, dermatites, espinhas, psoríase e eczemas.
Com o óleo em mãos, podemos fazer a pomada....O processo é bem simples:
Não se deve fazer o chá muito forte, pois pode atacar os rins ou o fígado. Não se deve usar as folhas novas, mas sim as adultas e de preferência secas. Modo de usar: O chá de confrei é indicado para a pele, intestinos e ovários.