Porém, alimentar uma sanguessuga não é algo recomendado sem consultar um médico – algumas pessoas são alérgicas à saliva da criatura e há riscos de adquirir uma infecção. As sanguessugas são hermafroditas e podem detectar um corpo devido ao dióxido de carbono exalado pela respiração humana.
Tratamento médico alternativo que consiste na aplicação de sanguessugas em determinados locais do corpo humano para prevenção e tratamento de certas patologias.
Podem ser encontradas em todo o mundo, geralmente na água doce. Existem também algumas espécies marinhas e outras que vivem na lama. Nas zonas tropicais existem espécies arbóreas que caem sobre as vítimas. Preferem lagos, lagoas, rios calmos de água quente.
Hermafroditas, 32 cérebros e 18 testículos: as sanguessugas e sua utilização pela medicina. Elas são úmidas, gosmentas e ao longo da história foram temidas, odiadas e amadas pela humanidade. Mas não importa o quanto avancemos tecnologicamente, ainda não surgiu nada para substituir o seu uso.
Anelídeo
Possuem metameria (segmentação do corpo), um complexo sistema digestivo e sistema cutâneo. Como exemplos de anelídeos podemos citar as minhocas, o minhocuçu, as sanguessugas, os tubifex e os nereis (poliquetas). Existe aproximadamente 15 mil espécies conhecidas no filo annelida.
Echinodermata
Anelídeo
As minhocas são animais anelídeos, da subclasse Oligochaeta, de simetria bilateral, recobertos por uma fina cutícula pigmentada. ... São, ainda , conhecidas por serem animais com vários corações, podendo ter entre dois e quinze pares.
As minhocas são animais anelídeos e apresentam um corpo alongado e segmentado. Possuem grande importância econômica e ecológica, atuando na fertilização natural dos solos.
As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. ... Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas.
Principais características das minhocas São animais subterrâneos e vivem enterradas, escavando galerias e canais. Seu principal alimento são os restos vegetais, que é ingerido com grandes quantidades de terra. Possuem hábito alimentar detritivo, isto é, se alimenta de detritos de várias origens.
São animais subterrâneos, que escavam tuneis e galerias à procura de abrigo, humidade e alimento. Esta espécie ocorre em diferentes habitats, como jardins, zonas agrícolas, florestas, bosques, etc..
Para iniciar a criação de minhocas, um litro de anelídeos por canteiro já é suficiente. Vale lembrar que as minhocas se reproduzem naturalmente o ano todo. A reprodução ocorre com a liberação de óvulos no solo. Após 21 dias (ou menos), surgem minhoquinhas, que rapidamente atingem a fase adulta.
As minhocas fazem um trabalho de fragmentação da matéria orgânica que permite que todo o ciclo de vida se renove. Facilitando a decomposição pelos micro-organismos, elas contribuem para a geração de húmus, enriquecimento do solo e diminuição do lixo destinado a aterros e lixões.
Existem dois modos: 1 ::: A minhoca ingere a terra, e a devolve em forma de húmus (substância rica em nutrientes e vitaminas), assim fertilizando-a; 2 ::: O outro modo, é fazendo "buracos" no solo, ao fazer esses "buracos" a minhoca acaba permitindo que o oxigênio e a água, penetrem com mais facilidade o solo (terra).
As atividades das minhocas também podem melhorar a fertilidade do solo e a produtividade dos cultivos já que alteram as condições químicas do solo, principalmente nas camadas superiores de 15-35 cm.
Minhocas em áreas fechadas (como os vasos, por exemplo) formam torrões que compactam o solo e isso prejudica a aeração e o crescimento das raízes. Os materiais mais indicados para drenagem são: Seixos, argila expandida, manta bidin, brita e cacos de telhas.
Um dos principais fatores de sucesso de uma boa horta, a minhoca cava túneis e buracos que, além de arejar o solo para que as plantas “respirem” melhor, escoa a água da chuva e de irrigação.
Além de produzir o húmus necessário para o crescimento das plantas, as minhocas, ao se movimentarem embaixo da terra, vão fazendo túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas e a penetração da água das chuvas, o que colabora para a melhor absorção de água pelas raízes.
As minhocas gostam de solo úmido, então aconselhamos que controle a irrigação na medida certa, sem prejudicar a vida natural da grama. Com o solo mais seco, consequentemente, a população vai diminuir. Outra dica é a remoção da poda, as aparas. As minhocas se alimentam de matéria orgânica em decomposição.
A formiga protege os pulgões do ataque das joaninhas e os pulgões deixam as formigas consumirem a substância doce que secretam.
Sim, a borra de café, a cal e o repelente pó de fumo podem ser utilizadas como repelentes naturais e espalhados direto no solo. São eficazes como repelentes e também como enriquecedores do solo.
Logo de cara as formigas exercem papel importante na aeração e incorporação de matéria orgânica ao solo. Ao escavar, para construir suas galerias, as formigas revolvem o solo. Isso permite que o ar atmosférico penetre nas camadas mais baixas de terra para ser utilizado por milhares de organismos que vivem ali.
A formiga é pequena, mas sua função na natureza é muito importante. Remove as camadas do solo levando nutrientes do fundo para cima, e vice-versa. Assim, deixa a terra saudável. Quando passeia pelas flores, espalha o pólen para nascer novas plantas.