Código de Trânsito Brasileiro não proíbe motociclistas de pilotarem descalços, mas, em caso de acidentes, os membros inferiores são os mais expostos. ... Não há nenhuma proibição quanto à condução por motoristas descalços e aí está o problema", comenta.
Não oferecem uma boa adaptação para pisar nos pedais e podem atrapalhar a realização de manobras que exigem rapidez. · SANDÁLIAS E SAPATILHAS: sandálias de dedo (ou chinelos) não são ideais por poderem ficar presas em alguma parte da moto e provocar acidentes, além de não fornecerem uma boa fixação ao pé.
De acordo com o Código de Trânsito brasileiro é proibido pilotar motos com chinelos, sandálias que não ficam presas aos pés, especialmente, ao calcanhar, e calçados de salto alto. A mulher, que for flagrada, pode ser multada em R$ 85,13 e receber quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Garupa equipada Da mesma forma que o piloto, quem estiver na garupa deve estar vestindo os equipamentos de segurança: calça, jaqueta, botas, luvas e, claro, capacete. Se não houver todo o equipamento disponível, pelo menos, que use calça longa e calçados apropriados. Nada de rodar de chinelo.
R$ 130,16
Apesar do Código de Trânsito Brasileiro não fazer menções explícitas sobre os crocs, no artigo 252 é destacado apenas que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares.
Quem gosta de pilotar moto de chinelo deve ficar atento. Será essa uma situação permitida pela legislação de trânsito? ... A verdade é que pilotar moto de chinelo é, sim, uma infração de trânsito.
O melhor calçado para pilotar moto tem um solado serrilhado, acidentado, que dificulta que ele escorregue do pedal. Tênis e botas de pilotagem são as melhores opções. Oferecem cano mais alto, melhor aderência e resistência à água, protegendo os tornozelos e os pés por inteiro.
Especial: Dicas para levar garupa na moto
Como andar na garupa de uma moto esportiva?
Na hora de subir Caso sua moto tenha baú, basta apoiar o pé na pedaleira, subir, dobrar a perna e passá-la sobre o banco.
Na minha opinião, a moto ideal para se começar é uma moto 250 cc ou, pelo menos, próxima a isso. São motos com freios mais potentes, porém, sem te dar sustos. São mais seguras, com pneus mais modernos e motores que podem te levar mais longe. Dá até para fazer uma pequena viagem ou levar garupa sem tanta dificuldade.
De modo geral para alguém alto e noob, as melhores opções são as motos estilo "cross" (recomendaria uma de 250cc ou próximo disso). Elas são mais altas, leves e ágeis para manobras. Então em caso de imperícia, são modelos fáceis de segurar e evitar a queda.
Mais abaixo, vou falar um pouco de cada modelo e, no final, há uma tabela comparativa com todos os dados mais importantes de cada modelo.
Confira agora quais são as melhores motocicletas que podem ter uso misto e funcional tanto nas ruas quanto nas rodovias.
Melhores motos para iniciantes
Quando a questão é o custo das peças, as motos Honda sem dúvidas é a melhor opção, mas as peças da Yamaha tem mais durabilidade e tecnologia. ... Com relação à assistência, a Honda é a marca com mais revendas no Brasil. Porém, é fácil encontrar uma assistência oficial para ambas as marcas.
Honda e Yamaha mantiveram a liderança do ranking das dez motos mais vendidas em 2020, com poucas surpresas. A Honda CG 160 continua sendo a moto – e também o veículo – mais vendido do Brasil, com 269.
Segundo os especialistas, o motor 150 oferece melhor retomada de velocidade, portanto, em um circuito misto, mantendo a mesma média de velocidade, o motor maior exige menor abertura do acelerador para percorrer determinada distância. Por outro lado, o motor 125 precisa mais “gás” para acompanhar.
Veja o ranking das Top 10 motos na categoria 125cc
100 km/h
155 Kg
Para reduzir o risco de acidente é necessário estar atento também à cilindrada da moto – quanto mais baixa ela for, menor é o peso suportado. Uma motocicleta de 50 cilindradas, por exemplo, suporta cerca de 90 quilos e uma moto de 100 a 150 cilindradas pode levar aproximadamente 166 quilos.
Bau para moto 120 quilos.
Ficha técnica da Honda CB 300R 2009 a 2015