Um exemplo de seu uso é a criptografia de dados em computadores! Sem eles não seria possível efetuar compras seguras na internet. Atualmente, são usados números primos com algumas centenas de dígitos, mas à medida que os computadores forem se tornando mais rápidos, números primos maiores serão necessários.
O Crivo de Eratóstenes é um algoritmo e um método simples e prático para encontrar números primos até um certo valor limite. Segundo a tradição, foi criado pelo matemático grego Eratóstenes (a.c. 285-194 a.C.), o terceiro bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria.
Observe o número duzentos vinte e dois. Ele é formado por três algarismos iguais: O DOIS que ocupam três ordens distintas: unidades, dezenas e centenas. E na terceira ordem, ou ordem das centenas, ele representa duzentas unidades, ou vinte dezenas, ou ainda 2 centenas.
Para escrever um número utilizamos sempre os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Assim, para escrevermos números maiores, com dois, três, quatro ou mais dígitos, precisamos utilizar as ordens e classes dos números. centena (C). Por exemplo, veja o número 2 346 dividido por ordem e classe na tabela a seguir.
A decomposição do número é feita através da divisão dele pela seguinte sequência de números primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19 e assim por diante. ... Vamos decompor os números 50, 120, 200, 92, 144 e 153 em fatores primos.