O acorde diminuto pode ser usado de diversas maneiras e há muitas dúvidas sobre como aplica-lo. Uma das aplicações é usá-lo como acorde de passagem para dar um colorido à harmonia, podendo também ser usado nas modulações (mudanças de tonalidades, aproximações cromáticas, substituição da dominante, etc).
No teclado A primeira nota que precisamos encontrar é Dó. O Dó está localizado antes da sequência de duas teclas pretas, aqui: Use o dedo 1 para tocar o Dó, ou seja, o polegar. A segunda nota é o Mib. Na sequência de duas teclas pretas, a nota mi bemol, é a segunda tecla preta, olhe só: Agora é a nota Solb.
Acorde semidiminuto ou meio-diminuto (ou acorde menor com sétima menor e quinta diminuta) é o acorde musical formado de um intervalo de 3. ... Isso o diferencia do acorde diminuto, em que todos os intervalos são de um tom e meio. O acorde meio-diminuto corresponde ao sétimo grau do campo harmônico da escala maior.
Acorde Diminuto é o acorde musical formado de um intervalo de 3a menor, 5a diminuta e 7a diminuta (que equivale à sexta). Isto é, a distância entre a fundamental e a terça é de 1 tom e meio, de 3 tons entre a fundamental e a quinta e de 4 tons e meio entre a fundamental e a sétima.
Si menor com sétima (Bm7) - Violão.
Ex: Se você tem um acorde de Dó#m9 o máximo que você pode fazer é tirar a nona, pois ele deve continuar dó sustenido menor, Uma outra forma de simplificar acordes no violão é tirando algumas cordas do acorde, no caso de uma pestana por exemplo usar apenas as 4 cordas de baixo e não precisar da pestana.
Exercício para tocar melhor os acordes
O Si menor - Bm pode ser substituído pelo acorde de Si menor com sétima menor, o Bm7, ficando assim sem pestana no violão.
Passos
Si bemol (Si♭ na notação europeia e B♭ na americana) é uma nota musical um semitom acima de lá e uma abaixo de si. É, pois, enarmônica das notas lá sustenido e dó dobrado bemol.
Informação do Acorde Lá sustenido maior
Si bemol maior (abreviatura no sistema europeu Si♭ M e no sistema americano B♭ é a tonalidade que consiste na escala maior de si bemol, e contém as notas si bemol, dó, ré, mi bemol, fá, sol, lá e si bemol. Sua armadura contém dois bemóis. Sua tonalidade relativa é sol menor e sua tonalidade homônima é si bemol menor.
Se diminuir meio tom de todas a notas que constroem o acorde de Si maior nós teremos o acorde de Si bemol maior. A primeira nota é Si, menos meio tom dela teremos a nota Sib. A segunda nota é o Ré#, diminuindo meio tom chegaremos na nota Ré. A última nota é o Fá#, diminuindo meio tom teremos a nota Fá.
Veja abaixo uma listagem básica de notas “iguais”, ou seja, de notas que são estão na mesma tecla, sendo sustenido ou bemol:
Fala tecladista! Para encontrar um acorde bemol menor é muito simples: basta diminuir um semitom em todas as notas do acorde menor.
Encontrando o acorde no teclado Vamos primeiro encontrar ele! A nota Fá sustenido fica entre as notas Fá e Sol, ou seja, na tecla preta. Ou podemos pensar que, o fá sustenido é a primeira tecla na sequência de três teclas pretas. A próxima nota é o Lá.
Em música, o sustenido é um acidente que, tendo seu sinal de notação (♯) colocado à esquerda da nota, indica que a altura desta nota deve ser elevada em um semitom. ... Exemplo: uma música em Lá maior tem três sustenidos na armadura (Dó, Fá e Sol).
Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental....Veja alguns exemplos:
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis. O simbolo # chama-se sustenido, ele serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural.