Para Que Serve Os Tons Vizinhos?

Para que serve os tons vizinhos

Tons vizinhos são tonalidades próximas em relação ao número de alterações que possuem em suas respectivas notas. Neste post trataremos de tonalidades musicais, bem como o registro delas nas armaduras de clave, portanto, é altamente recomendável a leitura dos posts em que tratamos destes temas.

A partir daqui, vamos organizar nossa linha de raciocínio separando os tons vizinhos em duas “famílias”, sendo elas os tons vizinhos de tonalidades formadas por sustenidos e tons vizinhos com bemóis.

3 FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO

O ciclo das quintas é uma estrutura em que se organizam as tonalidades, estando estas à distância de uma quinta justa em relação à nota seguinte em sentido horário, ao passo que, em sentido anti horário, o intervalo é invertido, portanto, uma quarta justa.

Vale lembrar que o termo alteração, neste caso, faz menção ao registro de sustenidos e bemóis. Alterações musicais stricto sensu dizem respeito a notas que estão fora da afinação natural da escala usada na composição, dessa forma, o contexto melódico e harmônico é fundamental para determinarmos se uma nota é ou não alterada.

A primeira tonalidade com bemóis em sua estrutura é a de Fá maior, que possui a nota Sib. Sendo assim, seus vizinhos são a tonalidade de Dó maior e de Sib Maior, conforme apresentado na figura abaixo:

Tons Vizinhos de Tonalidades que Possuem Sustenidos (#)

Tons Vizinhos de Tonalidades que Possuem Sustenidos (#)

A armadura de Mi maior é composta por quatro sustenidos, seus vizinhos, portanto devem ter três e cinco sustenidos, respectivamente. Dessa forma, os vizinhos de Mi maior são, Lá maior e Si maior.

Vale lembrar, entretanto, que nos movimentaremos em sentido horário no ciclo das quintas para estudarmos os tons vizinhos em tonalidades com sustenidos, e em sentido anti horário no caso das tonalidades com bemóis.

Conteúdo

Seguindo nossa linha de raciocínio, vamos à próxima tonalidade de acordo com o ciclo das quintas. A armadura da tonalidade de Ré maior possui dois sustenidos, seus vizinhos, portanto, são:

Na tonalidade de Réb maior, podemos observar a incidência de cinco notas bemóis, sendo elas, Si, Mi, Lá, Ré e Sol, dessa forma, seus vizinhos são a tonalidade de Láb e Solb, conforme a figura a seguir:

Inscreva-se na nossa lista

Inscreva-se na nossa lista

Vale lembrar, entretanto, que nos movimentaremos em sentido horário no ciclo das quintas para estudarmos os tons vizinhos em tonalidades com sustenidos, e em sentido anti horário no caso das tonalidades com bemóis.

No tom de Dó# maior, todas as notas são sustenidas. Temos aqui um problema com relação à notação nas armaduras de clave de um dos tons vizinhos à Dó sustenido maior, pois, a tonalidade com mais alterações deve ter uma nota dobrado sustenido, abaixo, apresentamos as armaduras de Fá# maior e Sol# maior, vizinhas a Dó# maior, sendo que esta última é apenas uma apresentação teórica. Costumamos usar nesses casos a armadura de Láb maior.

A tonalidade de Dó maior e, consequentemente de sua relativa, Lá menor natural, possui como tons vizinhos, Fá maior natural e Sol maior natural, bem como seus respectivos relativos menores.

TONS AFASTADOS

Tons vizinhos são basicamente as tonalidades que ladeiam cada tom do ciclo, um exemplo claro são os vizinhos de Dó, que são as tonalidades de Fá e de Sol, conforme podemos ver no ciclo. Neste post, explicaremos este conceito, bem como apresentaremos detalhadamente os vizinhos de cada tonalidade. Para tal, é altamente recomendável que o leitor saiba identificar armaduras de clave.

A partir destas informações, esperamos que você tenha bons estudos e que este material seja de grande valor. Mantenha-se ligado neste canal, porque a Escola de Música On é o melhor lugar para se aprender música.

DEFINIÇÃO: TONS VIZINHOS

lembrando que o intervalo de quinta justa se configura na distância de 3 tons e 1 semitom entre duas notas, e o intervalo de quarta justa corresponde a dois tons e um semitom de distância entre duas notas:

Antes de prosseguirmos, é importante destacar que, ao observarmos a parte inferior do ciclo das quintas, podemos constatar que há tonalidades enarmônicas como Dó# e Réb, Fá# e Solb, e Si e Dób; entretanto é importante ressaltar que fora da afinação temperada, enarmônicos como Dó# e Solb, não são necessariamente vizinhos entre si.

Para a tonalidade de Fá# maior, é necessário o registro de seis sustenidos, seus vizinhos, portanto, devem ter cinco e sete sustenidos, conforme as regras previamente apresentadas.

Como modular uma música?

Como apresentado no primeiro parágrafo a modulação pode ser percebida através de duas ideias: 1| Modificando o modo, conservando a mesma tônica, por exemplo, de dó maior para dó menor. 2| Modificando a tônica, mantendo ou não a espécie de modo.

Como subir de tom no meio de uma música?

Temos o acorde de G, se queremos diminuir em um tom, então teremos acorde o acorde de F, seguindo a escala cromática que usamos como base. Assim, teremos a sequência: Gm7, Eb, Bb e F. Então, o trecho da música que antes tinha a sequência Am7 – F9 – C – G agora terá a sequência Gm7 – Eb9 – Bb – F.

Como fazer a transposição musical?

Método simples de transposição O intervalo entre Dó e Fá é de 2 tons e meio. Consequentemente, todas as demais notas da canção deverão ser transpostas também pelo mesmo intervalo. Importante notar que ao fazer isso, a tonalidade da música também será alterada.

Como subir ou descer o tom de uma música?

Pra subir um tom você precisa conhecer os intervalos (que é medido em números de tons). Vamos ver este assunto de uma forma diferente. Imagine uma régua dividida em centímetros. Cada centímetro correponderá a um intervalo de 1 tom.

Como aumentar o tom de uma música no violao?

Para fazer a transposição de tonalidade, aumentar um tom em uma cifra, por exemplo, é necessário acrescentar o intervalo de um tom em todos os acordes da cifra....Então, ficará assim:

  1. Dm + 1 tom = Em.
  2. C + 1 tom = D.
  3. Am7 + 1 tom = Bm7.

Como mudar o tom de uma música no teclado?

ERA UMA VEZ – UM TOM ACIMA Basta então montar o campo harmônico de sol e pegar os acordes que representem os mesmo graus musicais. No refrão da música, foram utilizados os acordes de número 4, 5 e 6. No campo harmônico de Sol, para tocar o refrão, pegue o 4º, 5 e 6º acorde e pronto!

Como faço para transpor uma música?

DICAS. Comece transpondo melodias simples, depois solfeje ou toque para conferir se a melodia está correta. Em performasse ao vivo faça a mesma coisa… Primeiro mentalize a armadura da tonalidade desejada e depois transponha numericamente cada uma das notas.

Como fazer uma transposição?

Regras da transposição: Vale lembrar que a dioptria "correta" é sempre lida com o Cilíndrico negativo. Uma outra observação que temos que fazer é quando o eixo se apresenta maior a 90º, subtraímos 90º. E quando o eixo se apresentar menor que 90º, somamos 90º.