A pólvora começou a ser usada para fins bélicos no ocidente a partir do século XIV, mas sua importância real só se firmou mais tarde. ... A pólvora negra, usada como propelente e explosivo, é uma mistura complexa de três ingredientes fundamentais, o salitre, ou nitrato de potássio, o enxofre e o carvão.
O ponto de fulgor é frequentemente usado como uma característica descritiva de líquidos combustíveis e é também usado para ajudar a caracterizar os perigos de inflamação de líquidos. O conceito de ponto de fulgor refere-se tanto a líquidos inflamáveis quanto a combustíveis.
Choe Museon
Alfred Nobel
Sustentam alguns que foram os chineses os inventores do canhão; outros dão a primazia aos mouros, que o teriam utilizado na Península Ibérica, em 1305, no Cerco de Ronda. Há documentos que comprovam a introdução de duas bocas de fogo na batalha de Metz, em 1324.
As primeiras armas de fogo, ainda improvisadas, provavelmente surgiram na China logo após a invenção da pólvora, no século 9. Em tubos de bambu, essa mistura de salitre, enxofre e carvão vegetal que explode em contato com o fogo era usada para atirar pedras.
Dá para dizer que o canhão é uma espécie de revólver gigante: dentro dele, uma peça metálica (o martelo) bate numa munição cheia de pólvora, causando uma explosão que cospe um projétil em direção ao alvo. ... Tirando essa diferença, tanto canhões como obuseiros funcionam de um jeito bem parecido.
Richard Jordan Gatling
metralhadora Maxim
1890
Em 1884, surgiu nos Estados Unidos da América a primeira arma automática do mundo, gerando um grande interesse nos círculos militares, pois era capaz de disparar centenas de tiros por minuto. Nascia a primeira metralhadora.
Pistola-metralhadora ou submetralhadora, ou ainda metralhadora de mão, é uma arma automática que pode eventualmente ter seletor de tiro: semiautomático, rajadas de 2 tiros, de 3 tiros e rajada contínua.
Alguns rifles se equiparam às metralhadoras no que diz respeito ao dano e cadência de tiro. Nesse caso, o destaque fica para a Groza, FAMAS e M14.
Tem a fabricação de baixo custo e curto período de tempo, com cadência de 600 tiros/minuto. A velocidade do projétil na boca do cano é de 721 m/s, com munição calibre 7,62x39mm (cartucho curto, padrão russo).
Criada por Mikhail Kalashnikov, que completa terça-feira 90 anos de idade, esta arma tornou-se popular pelo seu baixo preço - no Brasil, uma Ak-47 pode custar menos de 20 mil reais (cerca de oito mil euros).
A cartucheira em forma de banana, peça mais característica do AK-47, tem capacidade para 30 balas, que acabam em menos de 3 segundos se a arma estiver no modo automático. A bala deixa o cartucho a 900 m/s, acompanhada de gases quentes e sob pressão.
A popularidade do AK-47 deve-se tanto ao seu uso por exércitos em guerras convencionais quanto pelo uso em situações de guerra civil, terrorismo, etc. Em vários países africanos da região subsaariana, o AK-47 é frequentemente a principal arma de combate adotada pelos rebeldes nas guerras civis.
até 400 metros
As 10 armas mais perigosas do mundo
Tsar Bomb
O historiador oficial da Colt R. L. Wilson descreveu o Colt Python como o "Rolls-Royce dos revólveres Colt", e o historiador de armas de fogo Ian V. Hogg referiu-se ao revólver como "o melhor do mundo".
Para fazer a análise, o Instituto Igarapé, a pedido do GLOBO, debruçou-se sobre 626 mil armas de fogo registradas no Exército em 2017, 2018 e 2019. A carabina CBC 7022, que lidera o ranking das mais compradas, é uma arma longa usada por atiradores desportivos e caçadores.