Balança Hidrostática Baseada no Princípio de Arquimedes, esse instrumento serve para medir a força empuxo exercida em um corpo imerso em um fluido. Ou seja, ela determina o peso de um objeto imerso em um líquido, que por sua vez é mais leve que no ar.
Hidrostática é um ramo da Física que estuda as características dos fluidos em repouso. Em especial, estabelece relações com a pressão exercida sobre corpos imersos em fluidos como o ar atmosférico e a água.
Estas balanças necessitam de ser calibradas antes de se efectuar a medição de densidades. O procedimento a ser seguido : Pesa-se o mineral seco. Pesa-se o mineral imerso em água, o que é conseguido pendurando o mineral em um fio amarrado em um dispositivo ligado ao prato da balança.
Diversas são as causas que levam ao aumento da pressão hidrostática, e podemos citar: obstáculos ao fluxo venoso (em casos de trombose, embolia, compressão venosa por abcessos, tumores, granulomas, cirrose hepática devido à fibrose, útero gravídico, e insuficiência cardíaca congestiva); bombeamento venoso insuficiente ...
Procedimento. Tradicionalmente a pneumonectomia é realizada através de uma toracotomia, ou seja, uma incisão na parede lateral do tórax de cerca de 15cm, seguida de afastamento das costelas. São dissecados e seccionados brônquio, artéria pulmonar e veias pulmonares e o pulmão é retirado como um todo.
Viver com um pulmão só não costuma afetar as tarefas diárias ou a expectativa de vida , embora uma pessoa com um único pulmão não seja capaz de executar as mesmas atividades físicas na mesma intensidade de uma pessoa com dois pulmões .