Quando olhamos para uma casa, aquilo em que reparamos é na sua beleza, no estilo e no arrojo arquitectónico, na forma como se harmoniza com o ambiente em que se insere e, numa fase posterior, ao entrarmos, na decoração. Aquilo que, normalmente, não nos passa pela cabeça é que, para que todos estes elementos existam e, principalmente, para que sejam parte integrante de um edifício funcional, são necessárias uma série de tecnicidades e elementos estruturais que são absolutamente fundamentais.
Além disso, os custos e o tempo de execução da alvenaria de vedação são maiores, já que ela possui vigas e pilares, aumentando o custo total da obra. Em relação ao tempo, a estrutural é menor por não precisar montar e desmontar formas, curar e concretar.
Como o próprio nome diz, elas ficam às bases dos edifícios e, acima das vigas baldrame. Sendo assim, é necessária a procura por tijolos que garantam uma melhor retenção de água.
Veja também: Guia completo – como escolher o piso ideal para cada ambiente do seu projeto
Suas instalações elétricas e hidráulicas são feitas junto a fase de levantamento das paredes, já que as tubulações passam por dentro dos blocos estruturais. Isso tudo é feito e especificado na planta estrutural da obra.
Vale ressaltar que, ela se difere da alvenaria estrutural em alguns sentidos. Por exemplo, a alvenaria de vedação utiliza vigas e pilares e, a estrutural dispensa vigas e pilares.
Uma das partes de maior importância de uma obra, a alvenaria é a estrutura que, por meio da união de blocos, pedras ou outros materiais, se constrói paredes, alicerces, muros e outros elementos de um projeto.
É importante dizer que, após ter construído um imóvel com a alvenaria estrutural talvez não seja possível fazer uma reforma nele, já que não se pode realizar a retirada e cortes de paredes.
Por isso, todo arquiteto precisa conhecer com detalhes como esse sistema construtivo funciona. Para tirar todas suas dúvidas, no post vamos mostrar os materiais utilizados e principais vantagens e desvantagens da alvenaria. Acompanhe!
Já a alvenaria de vedação não atua em colaboração com vigas e pilares de concreto armado, ou estruturas metálicas para a sustentação do edifício, pois apenas fazem a vedação das paredes e separam ambientes. [U1] Bastante utilizado no Brasil, é versátil e suporta futuras reformas e dá maior liberdade arquitetônica, mas, apresenta um custo relativo maior [U2] e demanda mais tempo de execução.
Pedra: a pedra é um material mais bruto e, por isso, o mais único. Isto significa que a alvenaria em pedra terá um toque de exclusividade que nenhuma das outras terá. Além disso, a alvenaria de pedra, pelas suas características, oferece maior conforto do que os demais materiais, uma vez que tem a capacidade de se adaptar às condições climáticas. A pedra é também um excelente material de isolamento acústico, o que acrescenta ainda mais pontos ao conforto que propicia. Por outro lado, este é um material que não reage bem à humidade e que, pelo seu tamanho e peso, obriga a um trabalho de construção mais complexo e demorado.
Existem, por exemplo, piscinas e churrasqueiras de alvenaria. Mas os materiais usados nesse sistema construtivo são bem característicos e falaremos mais sobre eles ao longo do texto.
De acordo com uma pesquisa realizada pela CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), apenas 15% dos brasileiros que já construíram ou reformaram uma casa contrataram um arquiteto.
Também pode ser chamada de convencional, ela tem como função a separação de ambientes e como o nome diz, a vedação. Em sua construção, utilizam-se estruturas como pilares e vigas de concreto armado ou estrutura metálica para a sustentação do edifício.
Quando falamos em alvenaria, de forma geral, podemos resumir em um conjunto de tijolos, blocos ou peças sobrepostas e unidas por uma argamassa, formando elementos verticais. Esses elementos são responsáveis, por resistir às cargas aplicadas, impactos, proteção acústica, vedação e etc. Em geral, podemos dividir a Alvenaria em dois tipos, Alvenaria de Vedação e Alvenaria Estrutural. Uma, como o próprio nome sugere, serve de estrutura para as construções, e dispensa o uso de pilares e vigas, já a Alvenaria de Vedação faz o papel de vedar os vãos das paredes.
Oportunidade única! Pacote de Planilhas para Obras (São mais de 100 Planilhas)
Um dos principais destaques para o uso de peças de alvenaria é a economia que oferece para os projetos, especialmente por serem blocos produzidos em materiais de fácil acesso e não exigirem mão de obra especializada.
Em cada projeto, um tipo de alvenaria pode ser escolhido levando em conta custos, finalidade, recursos disponíveis, materiais ou o tempo. Deve-se analisar as particularidades de cada um e uma análise por parte dos engenheiros pode indicar o melhor uso para o projeto, visando o custo-benefício.
Logo após esse processo, ele passa a garantir quase o dobro de resistência se comparado aos tijolos comuns. Ademais, o processo de construção com esses tijolos é feito com encaixe deles.
Ilustrações utilizadas: Apostila Mãos à Obra, compartilhada por Matheus Adam, acessada aqui, em 10/02/23, às 19:34h.
(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
Adiante, vale dizer que essas vantagens e desvantagens não são absolutas, e para uma determinada obra as desvantagens serão irrelevantes, da mesma maneira que para outra construção elas serão fator decisivo para o sucesso ou não do projeto.
No entanto, uma grande desvantagem dela é que lhe falta uma mão de obra qualificada para o serviço e, qualquer descuido ocorrido na obra gera problemas sérios na construção, como por exemplo, paredes fora de prumo, nível e esquadro, isso pode gerar vários entulhos na obra.
Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.
Alvenaria de vedação: tem a finalidade exclusiva de fechar o espaço compreendido entre vigas e pilares de uma estrutura de concreto armado; 2. Alvenaria estrutural: é originária da alvenaria autoportante. Sua função é substituir as vigas e os pilares de uma estrutura.
Alvenaria de vedação é o tipo de alvenaria que não é dimensionada para suportar cargas verticais, somente seu próprio peso. ... A espessura das paredes de alvenaria varia de acordo com o tamanho do bloco cerâmico que será utilizado.
Conheça os principais tipos de paredes e que tinta aplicar em cada uma
Quando devidamente planejada, a alvenaria estrutural deve ser capaz de suportar todas as cargas; a de seu próprio peso, lajes, coberturas. Além disso, é resistente a intempéries externas, como chuvas e ventos. O método diminui os custos, otimiza o tempo e é frequentemente encontrado em pequenos sobrados.
Alvenaria Estrutural - Vantagens e Desvantagens
Vantagens da alvenaria estrutural:
O Bloco estrutural é um material usado como o alicerce de uma obra, dando forma e suporte e é muito usado na alvenaria estrutural – método de construção em que as paredes são as únicas responsáveis pela estrutura de edificação e não são usados pilares ou vigas.
O que são paredes estruturais Paredes estruturais são basicamente paredes com função estrutural, ou seja, que sustentam a laje ou o telhado.
Temos a pronta entrega o bloco de 9x19x39 R$ 1.