EQST

Porque As Cruzadas Foram Importantes Para A Ascenso Econmica Da Burguesia?

Porque as Cruzadas foram importantes para a ascensão econômica da burguesia?

Dessa forma, mesmo não sendo uma solução duradoura para os problemas europeus, as Cruzadas foram importantes para a criação de um fluxo comercial que permitiu a introdução de várias mercadorias orientais no cotidiano da Europa. ... As Cruzadas estabeleceram uma via de comunicação da Europa Feudal com o Oriente.

O que foram as Cruzadas e quais as suas consequências para a economia e a cultura europeia?

expedições militares e religiosas que tinham como objetivo retomar a cidade de Jerusalém dos muçulmanos. Algumas consequências foram enfraquecimento do sistema feudal, esvaziou os campos e as cidades o retorno do comercio com o oriente.

Quais eram os interesses das camadas da sociedade europeia do Ocidente nas Cruzadas nobres?

Expansão do território europeu, ocupar os saqueadores da época e acumular riquezas. Ganhar novas terras e mais riqueza. Ter novas terras para ampliar os negócios. Ganhar terras para começar uma fortuna.

O que foram as Cruzadas e quais eram os seus interesses?

As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano. Foram nove Cruzadas oficiais, que aconteceram entre os séculos XI e XIII, período da Idade Média, na Europa.

Qual era o interesse da nobreza nas cruzadas?

As Cruzadas interessavam aos nobres por razões religiosas, culturais e econômicas. ... Já no aspecto econômico, a guerra representava a possibilidade de anexar mais territórios e abrir novas rotas comerciais, de modo que era um meio de ganhar mais poder.

Quais eram o interesse da nobreza?

O rei fez um acordo com a nobreza de que daria privilégios ( como terras e riquezas, isenção de impostos...) especialmente a essa classe se a mesma o ajudasse a chegar ao poder absolutista. Visando esses privilégios, os nobres passaram a apoiar tal centralização, por interesses individuais.

Qual era o interesse da nobreza na Idade Média?

A função principal da nobreza era, na Idade Média, a defesa das outras duas classes: o clero e o povo. Além da função militar, era da alta nobreza que eram escolhidos os principais membros da corte e os detentores dos principais cargos administrativos.

Qual era o papel do rei na Idade Média?

Na idade média o rei era comparado a Deus. Tinha a função de guerrear, legitimando assim a sua supremacia sobre os seus súditos. Isso lhe dava o direito de reservar para si vastos domínios, o que o tornava o mais rico e poderoso dos senhores feudais. O rei mandava em tudo.

O que é um servo na Idade Média?

Os servos compunham a sociedade feudal, eram responsáveis pelo sustento de todas as ordens feudais e deviam subordinação ao seu senhor. ... Além disso, vale destacar que o senhor feudal, por outro lado, tinha por obrigação garantir a eles proteção militar e o oferecimento de terras para a agricultura.

Qual era a ideia de trabalho na Idade Média?

O trabalho na idade média era caracterizado pelo trabalho servil, considerando que foi o período do feudalismo o trabalho era em sua grande parte agrícola e realizado nos feudos onde os senhores feudais ofereciam terras em troca de grande parte da produção.

O que eram os escravos na Idade Média?

No início da Idade Média, o trabalho escravo foi desaparecendo, dando lugar ao feudalismo. O senhor feudal (suserano) cedia uma parte de suas terras ao trabalhador (vassalo) que nelas trabalhava. Dela este retirava os alimentos para seu sustento e, em troca, pagava uma taxa ao senhor.