Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos como baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo). ... Assim a temperatura cai ainda mais e os poluentes, que normalmente são "levados" pelo ar quente, acabam retidos na camada mais baixa da atmosfera.
Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.
Quando um bolsão de moléculas frias entra em contato com o ar quente, perto da superfície, faz com que o ar quente, que é mais leve, seja jogado para cima. Com isso, o ar frio substitui o ar quente. Nessa situação, ocorre a inversão térmica. O problema é quando a inversão acontece em áreas com atmosfera poluída.
Inversão térmica prejudica a saúde e aumenta problemas respiratórios. A Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte: a diminuição da unidade relativa do ar, junto com a poluição, pode prejudicar a saúde, principalmente se o valor da umidade estiver abaixo dos 20%.
O ar frio é mais denso e desce. Isso cria um ciclo de convecção que, além de dispersar os gases atmosféricos, dispersa os gases poluentes. A inversão térmica ocorre em dias de sol ou quando há atuação de massas de ar quente. ... O ar quente, por ser menos denso que o ar frio que está embaixo, não desce.
Resposta. Por que a inversão termica é um fenomeno concentrados nas grandes cidade porque é onde tem mais industrias. Esse processo ocorre quando o ar frio é impedido de circular por uma camada de ar quente provocando uma alteração na temperatura.
Quem mais sofre em períodos prolongados de inversões térmicas? Resposta: Pessoas com doenças respiratórias como bronquite e asma.
inverno
Como o ar frio é mais denso, ele permanece na parte inferior, e os poluentes não são dissipados. Essa é a inversão térmica. ... Assim, o smog fotoquímico possui os óxidos de nitrogênio e o ozônio como principais poluentes.
Smog é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas cidades que forma uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície. ... O smog fotoquímico acontece quando há liberação de gases altamente prejudiciais, tais como os óxidos de nitrogênio (NO e NO2).