Onde Vive O Animal Quati?

Onde vive o animal quati

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de León (2018). Também possui especialização em Biologia e Comportamento de Primatas pela Universidade de Girona (2016).

Este projeto procurará proporcionar a todos os cidadãos interessados informações de qualidade referentes as espécies da fauna do Rio Grande do Sul.

Para buscar por eles, é curioso mencionar que sempre saem na companhia de outros Quatis, sendo possível visualizar mais de 10 deles em conjunto na busca por suas presas, o que certamente aumenta as chances de sucesso.

A alimentação do Quati é bastante diversa, sendo um animal em grande parte carnívoro. Por isso, seu cardápio é baseado principalmente no consumo de animais de pequeno porte como aves, insetos, roedores e répteis.

Sobre o quati

Sobre o quati

E conforme já mencionamos, as árvores são os locais com maior recorrência de suas aparições. Por conta disso, espaços bem preservados podem ser o habitat perfeito para eles. Mas infelizmente, esses locais têm se mostrado cada vez mais raros.

Os quatis possuem um corpo alongado e pelagem áspera, que pode ser de diversas cores, variando do bege claro ao marrom escuro. A cauda é longa e buscada, assim como as orelhas. Já os olhos são pequenos e expressivos. Suas patas traseiras são mais fortes que as dianteiras e os dedos das patas são cobertos por unhas pretas e afiadas.

Pesquise no site:

A espécie costuma apresentar cerca de 40 dentes que são muito afiados, capazes de gerar machucados bem significativos. Aliás, é uma espécie selvagem, que preza pela sua liberdade e pelo espaço amplo para se locomoverem.

Sou suspeita ao falar sobre animais. Adoro! Principalmente, os silvestres. Sempre que ia ao interior frequentava uma loja de animais exóticos na Castelo Branco. Eles tinham um quati. Como conhecia o pessoal da loja, pude pegá-lo no colo. Foi paixão à primeira vista. Imediatamente, o animalzinho se acomodou no meu colo e me tascou uma ‘lanbeijoca’. O animal, literalmente, sente o cheiro de quem gosta dele. Com os ferrets não foi diferente. Tive dois e consegui adestrá-los. A veterinária deles dizia que eu era ‘encantadora de ferrets’, porque eles ficaram extremamente dóceis e aprendendiam tudo que eu lhes ensinava. Mustelídeos tais como os quati e o ferret são extremamente inteligentes. O animal caçador tem uma percepção muito rápida das situações, pessoas e sobre outros animais, independentemente das mensagens emitidas pelos feronômios. Eles captam, inclusive, as vibrações energéticas que o ser humano emite conforme seu estado de humor, conseguem perceber se o dono está alegre, triste, ou mesmo, doente. No meu caso em particular, por diversas vêzes percebi que animais de diversas espécies interagiram positivamente comigo, logo de primeira, sem mesmo me conhecerem. É como se eles ‘dissessem’ : Ela gosta de nós. É confiável. Perto dela estamos seguros. Dentro de um lar ou de um criatório, o animal escolhe seu tutor, que nem sempre é o proprietário ou ou veterinário. O silvestre, como é caçador e tem uma personalidade mais forte, é mais difícil de adestrar, porque ele faz o que quer, quando quer, para quem ele quer, se achar que deve. Quando a convivência entre animal é o humano é positiva e gratificante, é a de que quando ele vê seu tutor, parece que ele viu Deus, tamanha é a sensação de segurança, alegria e bem-estar. O animal não tem somente o fator dependência, estabelecido pelo manejo e alimentação, segundo conceitos dos veterinários de antigamente, e como muita ainda gente pensa. Este conceito está mudando, para nâo dizer superado. O animal também tem afetividade, sim! Ele só não vocaliza como nós humanos.

Curiosidades

Curiosidades

Sabendo disso e buscando te ajudar a obter esse conhecimento, reunimos logo abaixo as principais informações sobre o Quati para que não restem maiores dúvidas sobre ele, olha só:

É muito comum que o Quati seja visto durante o dia como pode perceber com base nas imagens deixadas aqui, uma vez que esse é um animal de hábitos diurnos, que realiza suas atividades durante o dia, onde se mantém mais ativo.

Outro detalhe que vale a pena mencionar é que raramente eles serão vistos sozinho, ao menos não em atividade, pois é uma espécie que costuma viver em bando como forma de aumentar a sensação de segurança que possuem.

O que um Quati come?

Curiosidades: Esta espécie forma grupos de fêmeas e jovens que percorrem diariamente seu território à procura de alimento, tanto no chão como nas copas das árvores, e comunica-se por meio de sons e gestos das caudas. Os machos adultos costumam ser solitários. São reconhecidas duas espécies de quati no mundo, sendo Nasua nasua com ocorrência para a América do Sul e o quati-de-focinho-branco (Nasua narica), para o sul dos Estados Unidos e América Central.

Ele fez vários cursos para completar sua formação. Entre eles estão o curso Bem-Estar Animal da Fauna Selvagem em Cativeiro, Crise de Biodiversidade, Conservação e Espécies Ameaçadas, Primatologia: Comunicação em Primatas, Desafios Ambientais em um Mundo em Mudança ( Universidade de Navarra , 2016), Cognição e Emoção Canina ( Universidade de Duke , 2017) e muitos outros.

Quati

Por ser um animal diferente, muitas pessoas têm o desejo de adotar o quati como um animal de estimação. Entretanto, isso não é aconselhável.

Com relação a essa extensão, é interessante frisar que a sua cauda é bastante longa, e por isso compõe uma boa parte do seu comprimento. Outra parte alongada do seu corpo, ainda que não tanto quanto a cauda, é o seu focinho bastante marcante.

Assim como o gambá, podem fazer uma enorme bagunça nas lixeiras. Com seu nariz comprido, ele revira tudo que encontra pela sua frente. Abre caixas, tampas e pode fazer uma grande sujeira, especialmente quando identifica algo que pode se tornar um alimento.

Habitat do quati

Distribuição Geográfica: Ocorre em todo o Brasil, sendo encontrado também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Argentina. 

Os quatis vivem em grupos chamados de matilha ou bando. São animais solitários que preferem viver sozinhos, mas para a procriação precisam estar em dupla (um macho e uma fêmea). A gestação costuma durar cerca de 60 dias e nascem de 2 a 4 filhotes por vez. Os filhotes permanecem na toca até completarem 3 meses; depois disso já saem para explorar o mundo lá fora sozinhos!

1. Uma forma não letal e segura de repelir quatis é usar um dispositivo ultrassônico. Esses dispositivos emitem ondas sonoras que são inaudíveis para os seres humanos, mas extremamente irritantes para os quatis. Os dispositivos ultrassônicos são eficazes em mantê-los longe das áreas onde são colocados, mas devem ser usados com cuidado para evitar afetar outros animais.

Quais são os alimentos do Quati?

Quando há escassez de frutas, sua comida preferida, aumenta em sua dieta a quantidade de animais, que podem ir de aves e insetos, a vermes, larvas e minhocas. Como são animais diurnos, os quatis normalmente escolhem o alto das árvores para descansar à noite.

O que fazer para pegar gambá?

Nesse caso, para capturá-los, você vai precisar de uma jaula grande, algumas vezes chamada de armadilha de caça. Coloque-a perto da toca do gambá ou nos locais que ele costuma passar. Ao colocar uma isca, dê prioridade às que atraem o bicho como marshmallows, maçãs e outras coisas doces.

Como pegar um gambá com cachaça?

A bebida é utilizada para capturar o animal. Põe-se um pouco de bebida num pote, o bicho vem guiado pelo cheiro, bebe tudo e, em seguida cai embriagado.

Porque gambá gosta de cachaça?

Segundo nos explica o professor Ari Riboldi, no seu livro O Bode Expiatório, a expressão deve-se ao fato de o gambá ser facilmente atraído pela cachaça, também conhecida como aguardente. ... A bebida é utilizada para capturar o animal.

O que a barata pode causar ao ser humano?

Além da Febre Tifoide, a barata pode causar conjuntivite, pneumonia e até lepra. Acredita-se que o vibrião da cólera é levado pela barata dos esgotos para os ambientes domésticos.