A água ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, de toda a água disponível, apenas 3% dela é doce e pode ser utilizada para consumo — que é um dos tipos de usos da água. Estamos falando da água de rios, lagos e aquíferos, por exemplo
O tratamento da água em casa é recomendado quando existe suspeita da água estar contaminada, o que pode ocorrer em áreas que não possuem sistemas de tratamento de água, ou depois de uma catástrofe, como enchentes, terremotos ou furacões, por exemplo. Saiba quais os riscos de beber água contaminada.
As pastilhas para desinfectar a água, como a Clor-in ou Aquatabs, são uma opção fácil para para tornar a água potável, pois possuem dicloroisocianurato de sódio, que quando em contato com a água libera cloro ativo, sendo considerado um método seguro e eficaz para tornar a água boa para beber ou higienização de alimentos.
Tendo em vista as diversas finalidades da utilização desse recurso, apresentamos aqui os 7 principais usos da água. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!
No entanto, o purificador de água tem uma vantagem em relação ao filtro, já que, além do elemento filtrante central, geralmente possui uma câmara de purificação com tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultravioleta, que são capazes de eliminar as bactérias.
Antes de ser consumida, ela deve passar por estações de tratamento de água, onde são realizados processos de desinfecção para garantir seu consumo sem riscos à saúde.
A água desinfectada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho. Veja outras formas de usar o hipoclorito de sódio para desinfecção.
Boa noite, trocaram o . meu hidrometro mas o equipamento não veio zerado, já veio com uma leitura de 136 ( nos numerais vermelhos) isso esta correto ou não. O aparelho é um Elster M170 -X. A leitura não deveria vir toda zerada. No aguardo de um contato. Grato pela atenção
De modo geral, o Brasil é um país privilegiado quanto ao volume de água, pois abriga 13,7% da água doce do mundo, incluindo as superficiais e as subterrâneas. Estima-se, no entanto, que cerca de 60% da água tratada para o consumo seja perdida na distribuição, além do desperdício de água no consumo nas residências e da poluição do recurso hídrico.
As técnicas para tratamento da água em casa é de fácil acesso e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo eficaz na prevenção de várias doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, como a hepatite A, a cólera ou a febre tifoide. No entanto, não elimina produtos químicos tóxicos, combustíveis ou materiais radioativos presentes na água.
A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano. `É essa água que vai suprir as necessidades da população para hidratação, preparo de alimentos, higiene pessoal e limpeza da habitação no seu dia a dia.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para que a água seja adequada para o consumo humano, deve apresentar características microbiológicas, físicas, químicas e radioativas que atendam a um padrão de potabilidade estabelecido.
A desinfecção com água sanitária, também conhecida como hipoclorito de sódio, é outra forma bastante eficaz de eliminar vírus e bactérias da água e torná-la potável, diminuindo riscos para a saúde.
Por último, mas não menos importante, a água também é utilizada como forma de recreação. De modo geral, as práticas de recreação se resumem em esportes, pesca, lazer e turismo. Clubes, piscinas, lagos artificiais e atividades pesqueiras são alguns dos principais exemplos desse uso.
Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima. As cidades consomem água de diversas formas, como em combate a incêndios, sistemas de refrigeração e ar-condicionado, limpeza de veículos, de vias e de prédios, entre outros.
Além disso, a água desinfectada com iodo também não deve ser usada por pessoas que tenham alergia ao iodo, ou alimentos que contenham iodo, como frutos do mar ou mariscos, por exemplo.
Esse é um processo que costuma ocorrer naturalmente através das chuvas que permeiam os solos e abastecem lençóis freáticos e nascentes de rios. No entanto, em regiões mais secas existem procedimentos artificiais que são empregados nesse processo com a finalidade de recuperar os níveis d’água.
Para montar o filtro caseiro, deve-se primeiro cortar a garrafa pet em duas partes para fazer um funil e uma base recipiente. Para fazer um funil com a garrafa, deve-se medir 20 cm da boca da garrafa até aproximadamente metade da garrafa e cortar. A parte de baixo da garrafa cortada servirá como a base recipiente.
Esse método de desinfecção da água pode ser uma alternativa nos casos de impossibilidade de ferver a água, no entanto, não elimina parasitas mais resistentes, como Cryptosporidium sp. e Giardia lamblia, que podem causar criptosporidíase e giardíase, respectivamente.