Você está procurando um destino de viagem que combine cultura, história e diversão? Que tal conhecer a estátua da Mafalda em Buenos Aires, na Argentina? Neste artigo, vou te contar tudo sobre essa homenagem à personagem mais famosa do cartunista Quino, que encantou gerações com suas tirinhas cheias de humor e crítica social. Vamos lá?
Por abordar temas de grande relevância em todos os contextos sociais existentes, as tirinhas da Mafalda estão muito presentes em salas de aula. Desta forma, educadores as utilizam para estimular a leitura, pelo fato de serem divertidas, de fácil leitura além de apontas questões sociais importantes.
Fontes: Conhecimento Literatura, Info Escola, O tempo e USP (FFLCH)
Assim os professores conseguem abordar temas sérios, de relevância social, bem como os alunos geram um senso crítico diante dos acontecimentos do mundo. E por conta disso Quino acredita que suas tirinhas não sofreram censuras pelo fato de possuir jovens e crianças como público alvo.
Na estação de metrô de Peru, na capital argentina, há um mural "O Mundo segundo Mafalda". Milhares de quilômetros dali, em outra estação de metrô, a Argentina, em Paris, Mafalda observa atentamente um mural de personalidades da ciência, da política e das artes argentinas, como Jorge Luis Borges.
Apesar de ter sido criada há mais de 50 anos, as críticas sociais presentes nas tirinhas de Mafalda ainda são muito atuais. A personagem questionava o sistema político e econômico da época, algo que ainda é relevante nos dias de hoje.
Desta forma ela já foi traduzida para mais de trinta idiomas. Assim como no Brasil ela ganhou sua primeira versão traduzida na Revista Patota, no Rio de Janeiro. No período em que o país vivia um contexto político semelhante aos abordado pelas histórias de Quino.
– “Não é fácil ser feliz quando se tem que ser feliz com o que se tem”. Essa frase reflete a visão crítica de Mafalda sobre a desigualdade social e a dificuldade das pessoas em serem felizes com pouco.
Pouco se sabia sobre a casa da família de Mafalda, além do fato de ela viver com o irmão mais novo Guille e seus pais no apartamento E, num edifício onde também vivia o seu amigo Felipe.
Então depois do seu termino as tirinhas da Mafalda foram usadas poucas vezes. Assim aparecendo apenas em campanhas que promoviam os direitos humanos. A exemplo temos a mais notória de todas elas, a Convenção dos Direitos Humanos da Criança, da Unicef, no ano de 1976.
Além disso, as tirinhas de Mafalda foram traduzidas para diversos idiomas e publicadas em jornais e revistas de todo o mundo. Isso ajudou a difundir a imagem da personagem e torná-la um ícone da cultura pop mundial.
Mafalda é uma menina de seis anos que vive em Buenos Aires com seus pais e seu irmãozinho Guille. Ela é inteligente, curiosa, questionadora e preocupada com os problemas do mundo, como a guerra, a pobreza e a injustiça. Ela adora os Beatles, o desenho Pica-Pau e o seu globo terrestre, que ela trata como um amigo.
Si buscás alojamiento en San Telmo qué tal alojarse en un Hostel en San Telmo. Si venís a estudiar a Buenos Aires te podrías alojar en una Residencia Universitaria en San Telmo.
A Plaza Mafalda tem uma história curiosa: o terreno onde ela foi construída era antigamente uma área ferroviária que abrigava uma vila em condições precárias e que foi erradicada em 1979.