O Mar Vermelho é uma grande baía do oceano Índico localizada entre a Arábia e a África. O Mar Vermelho na Bíblia é conhecido especialmente por causa da milagrosa abertura de suas águas. A travessia do Mar Vermelho pelo povo de Israel sob a liderança de Moisés é uma das histórias bíblicas mais conhecidas.
Localização: Situa-se entre o continente asiático e africano, ao norte é limitado pela Península do Sinai, a Leste pela Península Arábica e a Oeste pela costa africana. Banha o Egito, Sudão, Eritreia, Djibouti, Iêmen, Arábia Saudita, Jordânia e Israel.
Este canal possui 195 km de extensão, é considerado o maior canal artificial do mundo e não teve necessidade de construir eclusas (porque o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo estão no mesmo nível), recentemente, o Egito criou um novo projeto para ampliação do canal, seria um aumento de 35 km de extensão, além de aumentar a largura e profundidade do canal.
Algumas das principais atrações turísticas são as praias de areia branca, os recifes de coral e a impressionante e peculiar vida subaquática. Aproximadamente 10% das espécies marinhas que se encontram no mar Vermelho são endêmicas, isso significa que não se desenvolvem em nenhum outro lugar do mundo.
Em 1869 foi inaugurado o Canal de Suez, com a finalidade de permitir as navegações entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. A ligação entre os dois mares visava facilitar e impulsionar as negociações comerciais mundiais, encurtando, assim, o trajeto entre os países do Oriente e a Europa. Além disso, com o Cana de Suez, o tráfego marítimo na costa do Egito seria intensificado e melhorado.
A ponta oriental é chamada de Golfo de Ácaba, e possui em torno de 160 quilômetros de extensão. O Golfo de Ácaba faz fronteira com a Arábia Saudita a leste, e com a Península do Sinai a oeste; e se junta ao vale que se estende até o Mar Morto. Em uma de suas margens estão algumas ruínas que acredita-se ser dos portos do rei Salomão (cf. 1 Reis 9:26).
Porém, o turismo também tem ocasionado na destruição de corais e na diminuição da biodiversidade marinha no local. Além disso, fatores como a circulação de navios, passageiros e petroleiros acabam colocando animais marinhos em risco.
O mar Vermelho faz intercâmbio de água apenas com o mar Mediterrâneo e o oceano Índico. Diferentemente da maioria dos mares, nenhum rio ou riacho deságua nele.
Sendo assim, Moisés teria aberto o mar – já que se trata de um golfo – para que os fiéis atravessassem. Dessa maneira, após a travessia, o mar teria se fechado novamente e os soldados que perseguiam os israelitas morreram afogados.
O mar Vermelho é conhecido por ser um habitat marinho rico e diversificado, com uma grande quantidade de espécies de peixes, invertebrados e corais. A combinação da temperatura da água quente com a alta salinidade do mar Vermelho o torna um ambiente ideal para a vida marinha.
Por possuir águas cristalinas e temperatura agradável entre 21° e 25°, o Mar Vermelho atraí turistas de diferentes partes do mundo para atividades como o mergulho. Assim, o turismo representa um importante ponto na economia dos países que cercam o mar.
Localizado ao sul da península do Sinai, o Mar Vermelho conta com mais de 2.200 quilômetros de comprimento e uma largura de mais de 300 quilômetros. Ao redor dele se encontram diversas cidades entre as quais, do ponto de vista turístico, podemos destacar Hurghada e Sharm el-Sheij.
Os movimentos e a interação entre as placas africana e árabe geram tensões que podem provocar terremotos. A atividade vulcânica na área também contribuiu para a formação e a evolução geológica do mar Vermelho, assim como para a criação de algumas de suas ilhas. As erupções vulcânicas são frequentes, principalmente nas ilhas Dahlak e Zubair.
Alguns estudiosos acreditam que talvez o nome Mar Vermelho faça referência ao reflexo das montanhas avermelhadas de granito nas águas. Outros sugerem que talvez o nome tenha origem nos corais vermelhos que podem ser encontrados nas praias do mar. Há ainda quem considere que o nome Mar Vermelho tenha alguma conexão com a cor da pele avermelhada dos povos que habitavam aquela região na Antiguidade, como por exemplo, os edomitas.
Você provavelmente já deve ter ouvido sobre o Mar Vermelho em passagens bíblicas e em livros de história. Assim, o Mar Velho possui esse nome devido ao processo de coloração que as algas causam no interior das águas.
Moisés fez conforme Deus lhe falou. De um modo sobrenatural, Deus abriu as águas do mar com um forte vento oriental que soprou a noite toda. Assim os israelitas atravessaram o Mar Vermelho em terra seca. Quando o povo de Israel terminou de passar pelo mar, as águas se fecharam e os egípcios que vinham logo atrás foram destruídos (Êxodo 14:21-29).