Onde Chove Neste Momento No Cear?

Onde chove neste momento no Cear

Quatros cidades cearenses já receberam, em apenas dois meses de 2022, metade de todo o volume de chuva esperado para o ano inteiro. Várzea Alegre e Cariús, na região do Cariri; Uruburetama, no Litoral de Pecém; e Palmácia, no Maciço do Baturité, são os municípios que estão com o percentual pluviométrico mais avançado no comparativo com suas respectivas médias históricas. 

A previsão para a quadra deve ser divulgada no início do próximo ano. O quadrimestre fevereiro-maio de 2022 fechou acima da média. Foi a terceira melhor quadra chuvosa dos últimos dez anos. 

UNINASSAU conquista nota máxima no Conceito Institucional do MEC cinco vezes seguidas

"Tem de continuar chovendo, mas além disso, outros fatores estão ajudando. No Sul, houve estiagem e, na Bahia, seca. Isso fez crescer a demanda aqui no Ceará. A China também está exportando bastante. Então, tudo isso junto faz elevar o preço dos alimentos", explica.

"Tivemos muitos anos de seca e dificuldade [entre 2012 e 2017], ai começou a dar uma melhorada e o ano passado já foi bom, Mas, se continuar assim, esse ano de 2022 será ainda melhor", diz.

Ceará teve o 4º maior número de focos de calor do País em novembro; veja lista das cidades

 Ceará teve o 4º maior número de focos de calor do País em novembro; veja lista das cidades

Das 12 bacias hidrográficas do Estado, apenas cinco têm volume médio abaixo dos 20%: Baixo Jaguaribe (17,67%), Curu (12,02%), Médio Jaguaribe (8,45%) e Sertões de Crateús (19,61%) e Banabuiú (6,53%).

É através da chuva que o agricultor consegue fazer brotar riqueza. Riqueza esta, que nem sempre está diretamente ligada às grandes cifras. "Ver a roça garantir o sustento da família é muito gratificante. E, com chuva, a gente consegue colher um pouco mais e vender", descreve João Agostinho. O relato do agricultor varzealegrense não ecoa solitário.

Páginas

Os sistemas atuais, que contribuem para as chuvas da pré-estação, têm influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Já na quadra chuvosa predomina a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN).

Em 2022 o Ceará se aproximou de atingir um feito raro. Em cinco décadas - desde que a Funceme começou a monitorar e registrar os dados pluviométricos - só choveu três vezes em todas as cidades cearenses em um único dia Em 15 de março deste ano, 181 dos 184 municípios do Ceará foram banhados pelas chuvas.

‘Aranhas zumbis’ no Ceará? Cientistas estudam fungos que controlam insetos no Maciço de Baturité

 ‘Aranhas zumbis’ no Ceará? Cientistas estudam fungos que controlam insetos no Maciço de Baturité

"Diante da alta demanda de alguns alimentos, o preço sobe. Essa lei de mercado acaba beneficiando o agricultor. Aqui, por exemplo, a caixa de tomate que tem preço médio de R$ 25 reais, chegou a ser vendida por 120 reais, é mais dinheiro para as famílias do campo e mais recursos girando na cidade", detalhou Augusto.

Com tantos dias consecutivos de chuva, o ano de 2022 tem acumulado bons resultados. Dos 184 municípios, 57 já superaram a média histórica anual. Ou seja, em pouco mais de 4 meses, choveu o esperado para todos os 12 meses do ano. Em outras 12 cidades, faltam apenas 5% para que o índice anual também seja superado. 

O técnico em agropecuária e também agricultor Francisco Celso Monteiro, 47, plantou 2 hectares de milho neste ano. Em apenas dois meses, ele já vislumbra o ano com colheita recorde em seu Município.

Veja onde se vacinar contra Covid em Fortaleza neste sábado (2)

Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) ainda não traçou qualquer tipo de prognóstico da pré-estação chuvosa. A assessoria do órgão cearense informou que a instituição irá se posicionar "mais a frente".

Flaviano Fernandes explica que, embora as chuvas dos próximos três meses possam estar dentro da média, não há relação direta com a próxima quadra, isso porque são sistemas indutores diferentes.

Projetos

Neste ano, com os bons índices registrados, a agricultura está tendo resultados positivos em várias cidades, como também acontece em Cariús, município cujo volume registrado até agora já representa 52% de todo o esperado para o ano.  

Várzea Alegre é a cidade que está com o maior acumulado percentual. Já recebeu 506.7 milímetros de chuva de uma média histórica de 961.6 mm, ou seja, já choveu 52,7% do esperado para todo o ano.

Quando observado o volume absoluto de chuva acumulado entre janeiro e fevereiro deste ano, a cidade com maior índice é Palmácia. Foram registrados 621.8 mm, de uma média anual de 1242.2 mm, o que representa que, até o fim de fevereiro, já havia chovido 50,1% do esperado para o ano. 

Quando começa a chover no Ceará?

De janeiro a junho você pode pegar chuva no Ceará. Os meses mais chuvosos costumam ser entre março e maio, mas o momento de invernar — e a duração do inverno são imprevisíveis. Pode inclusive nem chover (o Ceará passou por anos seguidos de seca intensa).

Quanto choveu hoje em Fortaleza?

Segundo o balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) de 8h40, foram 121,1 mm em 24h na Capital.

Quantos graus está no Ceará neste momento?

Sábado, 02 de outubroMais 46 linhas

Quais os meses de chuva no Ceará?

A quadra chuvosa no Ceará ocorre entre fevereiro e maio.

Como é o tempo no Ceará em novembro?

As temperaturas são estáveis ao longo do ano entre 29°C/30°C (temperaturas máximas) e 22°C/24°C (temperaturas mínimas). ... As temperaturas máximas variam entre 28°C em Outubro e Novembro e 24°C em Abril, enquanto as temperaturas mínimas são estaveis entre 15°C e 17°C.

Quantos milímetros choveu em Fortaleza de ontem para hoje?

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), das 7h desta terça-feira (4) até as 7h desta quarta Fortaleza registrou 25,8 milímetros de chuva.

Quantos graus está no Ceará?

Quarta, 22 de setembroMais 46 linhas

Como saber a intensidade pluviométrica de uma cidade?

Essa intensidade pode ser medida utilizando um pluviógrafo, calculada através de equações IDF (curva intensidade-duração-frequência) conforme demonstrado abaixo, ou adotada de acordo com a localidade do projeto conforme NBR 10844:1989.

Qual o mês mais chuvoso no Ceará?

Março, Abril, Maio, Junho e Julho A pior época para ir a Fortaleza é de março a junho. Isso porque, estes são os meses mais chuvosos pelo litoral cearense. E pode apostar que não são chuvas passageiras. Para ter uma ideia do aumento de chuvas, em março a média do índice pluviométrico gira na casa de 330 mm ao mês.

Quais são os meses de inverno no Ceará?

Junho e julho são os meses da pós-estação chuvosa, marcada de fevereiro a maio. "Nessa época, os ventos começam a aumentar, e para o cearense esse já é o indício do final da temporada de chuvas", completa Meiry.

Quando é a época de chuva em Fortaleza?

Sim, o verão cearense vai de janeiro a dezembro, com mínimas que dificilmente baixam dos 25°C e máximas que beiram os 30°C durante todo o ano. Apesar disso, os meses de janeiro a junho marcam a temporada chuvosa em Fortaleza. As chuvas são mais constantes principalmente entre fevereiro em maio.

Quanto tempo dura o inverno no Ceará?

"De um modo geral, temos duas estações bem definidas: a da chuvas, no primeiro semestre do ano, e a dos ventos, do sol, da ausência de chuvas, no segundo semestre", acrescenta. Junho e julho são os meses da pós-estação chuvosa, marcada de fevereiro a maio.